1998-2018 | ODIVELAS QUER METRO ATÉ LOURES

O Metropolitano de Lisboa tem de ser prolongado até Loures, reivindicou o presidente da Câmara Municipal de Odivelas, Hugo Martins, no decorrer das comemorações do 20º aniversário do concelho.Esta segunda-feira, o município de Odivelas fez 20 anos. São duas décadas de histórias, duas décadas de conquistas que foram aproveitadas pelo presidente da edilidade para eleger o prolongamento do Metro até Loures como um designio para 2019. No decorrer da sessão solene foram condecoradas várias personalidades e entidades do concelho.

Foi a 19 de novembro de 1998, após votação na Assembleia da República, que foi criado o concelho de Odivelas. Segundo Hugo Martins, ao longo destes vinte anos, o concelho transformou-se num território mais desenvolvido, com melhoria de qualidade de vida de todos quantos o escolheram para viver, trabalhar ou estudar.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Odivelas, “esta data marca o início de uma história repleta de sonhos e desafios. Vinte anos de transformação e de um manifesto desenvolvimento deste território, onde a ambição permanece e o progresso continua a ser uma conquista diária”.

Hugo Martins recordou que Odivelas conquistou a sua soberania e vida própria há 20 anos e a, partir daí, sopraram os ventos de mudança, movidos pela dinâmica das suas gentes, instituições e tecido empresarial, que foram decisivas para que se apanhasse o comboio da modernidade, salientando que este concelho tem taxas residuais de desemprego.

Por outro lado, afiança o autarca, Odivelas é um município que tem nos dias de hoje uma das mais baixas taxas de I.M.I. da área Metropolitana de Lisboa, oferece as fichas escolares aos alunos do 1º e 2º ciclo, garante três refeições diárias nas escolas e não abdica das politicas de coesão social.

O autarca referiu ainda que “Odivelas é um concelho jovem que não abdica da sua história e aposta no seu futuro. Dessa forma, anunciou que vão ser efectuadas várias obras de recuperação e valorização do seu património.

Recuperar e valorizar o património é, desta forma, um dos objectivos da Câmara, afirmou o presidente da edilidade, Hugo Martins, que aproveitou a ocasião para anunciar que o túmulo de D. Dinis, no Mosteiro de D. Dinis, vai ser recuperado.


Ainda no âmbito das comemorações do 20º aniversário, realizou-se a assinatura de um protocolo de colaboração entre a Câmara e o Ministério da Administração Interna, tendo em vista a celebração de um contrato inter-administrativo para a construção de novas instalações para a Divisão Policial da PSP de Odivelas.

Por seu turno, Miguel Cabrita, Presidente da Assembleia Municipal de Odivelas, salientou que nos aniversários olha-se para o passado e projeta-se o futuro. Por isso, assinalar o 20º aniversário do concelho de Odivelas é muito mais que assinalar um aniversário qualquer, recordando todos os que, lutaram e apoiaram a criação do município.

As festividades ao minuto

Para celebrar o 20º aniversário, a Câmara Municipal de Odivelas preparou um programa especial, que se iniciou às 14.00 horas com a visita, no Parque Urbano, às obras de requalificação da Anta das Pedras Grandes, em Caneças.

Depois, às 14.45 foi a vez da inauguração da  réplica do Painel de Azulejos do Padrão do Senhor Roubado.Por último, às 18.30 foi a vez da Sessão Solene Comemorativa do 20º Aniversário do Município de Odivelas, no Pavilhão Multiusos de Odivelas.

 

Quer comentar a notícia que leu?