A Águas do Tejo Atlântico e a Ciência Viva vão realizar uma visita aos Esgotos de Lisboa, amanhã, quinta-feira, dia 6 de setembro.

Esta visita, realizada apenas uma vez por ano, vai dar a conhecer à população a complexa rede de esgotos na cidade, que garante que a água residual tratada seja devolvida com qualidade ao rio Tejo.

 

A visita começa no Terreiro do Paço, onde os visitantes vão poder conhecer o sistema de controlo de caudal que recebe as águas residuais da zona da baixa de Lisboa e que as encaminha para tratamento, ao mesmo tempo que válvulas de maré bloqueiam a entrada de água do rio Tejo.

Os visitantes seguem, depois, até à Estação Elevatória das Agências, uma infraestrutura escondida no solo que eleva as águas residuais até à ETAR de Alcântara.

O Caneiro de Alcântara é outra das grandes infraestruturas que será apresentada. Trata-se de uma antiga ribeira encanada nos finais da primeira metade do século XX, com dimensões que atingem os 9 metros de diâmetro, que transporta graviticamente as águas residuais oriundas da Zona Norte de Lisboa e de parte da Amadora, até à ETAR de Alcântara.

O público segue para a Estação de Tratamento de Águas Residuais de Alcântara, a maior ETAR do País, servindo cerca de 800.000  habitantes da zona ocidental da cidade de Lisboa e de parte dos municípios de Amadora e Oeiras.

A ETAR funciona como uma Fábrica de Água que trata a água residual, devolvendo-a ao rio Tejo ou reutilizando-a para diversos fins, como rega e lavagens, quer na própria instalação, quer pelo município de Lisboa. As lamas resultantes do processo de tratamento são também valorizadas, nomeadamente como fertilizante agrícola.

Um dos aspetos mais inovadores desta Fábrica é o seu telhado verde, com 27 mil m², que permite reduzir o impacto paisagístico desta grande infraestrutura, situada junto a um parqueflorestal. O telhado verde traz ainda um melhor isolamento térmico e acústico das instalações.

Sobre a Águas do Tejo Atlântico

A Águas do Tejo Atlântico é responsável pela gestão e exploração do sistema multimunicipal de saneamento de águas residuais da Grande Lisboa e Oeste, fazendo parte do Grupo Águas de Portugal.

A Águas do Tejo Atlântico é a maior empresa de saneamento de águas residuais do País, assegurando a recolha, o tratamento e a rejeição de efluentes domésticos e urbanos provenientes de cerca de 2 milhões de habitantes.

A área de atuação da Águas do Tejo Atlântico abrange os municípios de Alcobaça, Alenquer, Amadora, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Cascais, Lisboa, Loures, Lourinhã, Mafra, Nazaré, Óbidos, Odivelas, Oeiras, Peniche, Rio Maior, Sintra, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e Vila Franca de Xira.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.