Quatro mil compostores vão ser distribuídos pela Câmara Municipal de Lisboa para a compostagem doméstica.

A novidade foi anunciada pelo vice-Presidente da autarquia, Duarte Cordeiro, no Hub Criativo do Beato, durante a apresentação de vários projetos inseridos na Semana Europeia da Prevenção de Resíduos.

Os munícipes podem vir a receber estes compostores já no início de 2018, depois de concluído o processo de aquisição, como também uma formação especializada.

Outra das novidades é a construção de um ecocentro de última geração, “um espaço onde se pode reciclar o máximo de resíduos que se conseguir”, referiu o vice-Presidente.

O ecocentro poderá estar concluído apenas em 2019, não sendo desvendado para já o local. Servirá famílias e empresas, disponibilizando várias linhas de reciclagem, alargando o âmbito das que atualmente são utilizadas (papel, vidro, plástico).

Segundo Duarte Cordeiro, o objetivo é “criar uma relação diferente com o cidadão, envolvendo também os principais agentes da cidade”.

A Câmara Municipal de Lisboa vai “começar por instalar um, analisar o nível de adesão” e depois decidir a construção de mais. Justamente no local desta apresentação irá nascer um novo Repair Café. O Hub Criativo do Beato vai então acolher um local “onde será possível aprender a reparar bens e equipamentos, por forma a aumentar o seu ciclo e vida, quer sejam para manter ou para doar”.

Neste projeto de “educação ambiental”, o autarca espera receber cerca de três mil pessoas, num espaço com 500 m2.

Também no início do próximo ano deverá estar a funcionar uma aplicação para dispositivos eletrónicos “que vai ser utilizada por todas as unidades associadas ao desperdício alimentar, para aumentar a adesão e criar maior eficiência”.

Outra das medidas da Câmara de Lisboa é o ‘Zero Waist Lab’, um laboratório que pretende “promover, educar e testar todas as soluções que existam para o desperdício zero” e que está integrado num movimento internacional.

O anúncio destas medidas que, fazem parte da estratégia municipal de combate aos resíduos, integra-se na comemoração da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos.

“O objetivo de todas estas medidas é a sensibilização coletiva para a diminuição do consumo e produção de resíduos, e o aumento da sua reutilização”, rematou Duarte Cordeiro.

Conheça mais sobre o projeto Repair Café