O secretário de Estado do Desporto, presidiu à cerimónia de abertura do Campeonato do Mundo de Judo para Cegos e Baixa Visão (Odivelas 2018), que está a decorrer, pela primeira vez, em Odivelas, até domingo

O secretário de Estado João Paulo Rebelo, após saudar os 300 atletas, representando 43 países, realçou a importância deste evento, para uma melhor inclusão dos atletas com deficiência, salientando “estamos a celebrar o desporto para todos, um desporto inclusivo”.

Por seu turno, o presidente da Câmara Municipal de Odivelas, Hugo Martins, sublinhou que Odivelas é já “considerada a casa do judô em Portugal”, salientando que é “a primeira vez que se realiza um campeonato do mundo em Portugal”.

Para o autarca, este evento “dá força à candidatura de Odivelas a Capital Europeia do Desporto em 2020”, revelando que, a 18 de Janeiro de 2019, já “se sabe o resultado da candidatura”.

Segundo Hugo Martins, essa nomeação poderá levar a Odivelas mais de 100 mil forasteiros.

Por seu turno, o vereador do Desporto, Paulo César, referiu que a efectivação deste evento, considerado como o maior evento mundial do calendário de Judo Internacional Blind Sports Federation (IBSA), reunindo 280 atletas em representação de 43 países, permite à autarquia ambicionar o título de Odivelas Capital Europeia do Desporto.

Este campeonato mundial, que se realiza de 4 em 4 anos, marca o início da qualificação Paralímpica para os jogos de Tóquio 2020. Portugal vai estar representado por seis judocas: Henrique de Sousa (-60 Kg); Sérgio Mendes (-60 Kg); Miguel Vieira (-66 Kg); Magnos Nhanco (-66 Kg); Djibrito Iafa (-73 Kg) e Ruben Gonçalves (-73 Kg).

Miguel Vieira é o único atleta português que esteve presente no Campeonato do Mundo de Seoul 2015. Este judoca também representou Portugal nos Jogos Paralímpicos do Rio em 2016.

Em 2015, Miguel Vieira, Henrique Sousa e Djibrilo Iafa defenderam as cores nacionais no Campeonato da Europa de Judo para Cegos e Baixa Visão.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.