A cerimónia de celebração da criação formal dos 700 anos da Marinha Portuguesa teve lugar hoje, dia 12 de dezembro, pelas 14 horas no Terreiro do Paço e Avenida da Ribeira das Naus.

Estiveram presentes nas comemorações navios e embarcações nacionais e internacionais, assim como vários representantes das Marinhas de todo o mundo.

A cerimónia foi presidida pelo Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas, Marcelo Rebelo de Sousa, que efetuou uma revista a todos os navios presentes no rio Tejo, e contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, entre outras individualidades, seguindo-se a realização, ao longo da tarde, de uma cerimónia de honras militares, homenagens e desfile militar.

A cerimónia concentrou mais de 700 militares e corpo diplomático na Praça do Comércio. A data que consagra a Marinha Portuguesa como a mais antiga de todo o mundo, tendo sido formalmente criada em 1317, por Carta Régia de D. Dinis, enquanto documento que estabelece pela primeira vez a organização da Marinha.

Conheça aqui a  história da Marinha mais antiga do mundo