“É um grande momento para Lisboa, para a história do festival e para o povo português”, afirmou Fernando Medina, no dia em que a cidade recebeu de Kiev a “chave” da Eurovisão.

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa manifestou o “enorme prazer” para capital portuguesa em receber o Festival Eurovisão da Canção, naquela que é “uma das cidades mais vibrantes e fascinantes do mundo.

O autarca acolheu no Salão Nobre dos Paços do Concelho o evento de passagem de testemunho, bem como o sorteio das duas meias finais do concurso.

 

Ao lado de Vitaliy Klitschko, presidente da Câmara Municipal de Kiev, Fernando Medina antecipou “a grande aventura que vão ser os próximos meses” e sublinhou que a característica mais especial de Lisboa é o facto das “pessoas adorarem receber quem vem de fora”.

De acordo com a RTP, para tornar o sorteio mais entusiasmante, tal como aconteceu nos anos anteriores, os países foram distribuídos por 5 grupos, com base nos seus padrões de voto nos últimos 12 anos. Devido ao número ímpar de países a sorteio, a primeira semifinal terá 19 participantes enquanto a segunda contará com 18.

As duas semifinais acontecerão em Lisboa, a 8 e 10 de maio, respetivamente.

Primeira semifinal: Suíça, Finlândia, Bielorússia, Bulgária, Áustria, Lituânia, Albânia, Irlanda, Arménia, Chipre, República Checa, Bélgica, Croácia, Islândia, Azerbaijão, Grécia, Israel, Estónia e República da Macedónia

Segunda semifinal: Montenegro, Suécia, Rússia, Sérvia, Hungria, Dinamarca, Malta, Letónia, Geórgia, Roménia, Austrália, Polónia, Eslovénia, Noruega, Ucrânia, Moldávia, São Marinho e Holanda

De cada uma destas semifinais serão apuradas 10 canções que se juntarão a Portugal e aos “Big-Five” (França, Alemanha, Itália, Espanha, Reino Unido) na grande final de 12 de maio. No total, 26 países estarão representados na final.

As canções do Reino Unido e Espanha serão apresentadas na primeira semifinal e as de Itália e França na segunda. Além de apresentarem as canções, Portugal e os ‘cinco grandes’ irão também votar nas semifinais.

Os bilhetes para as semifinais do Festival Eurovisão da Canção 2018 estão à venda partir de dia 30 de janeiro.

As semifinais do Festival são compostas por 2 espetáculos com transmissão ao vivo (Live Show) e outros 4 espetáculos, que servem de ensaio aos anteriores, os Juri e os Family Shows.

Para a 63.ª edição do Festival Eurovisão da Canção, realizado pela União Europeia de Radiodifusão (EBU) em parceria com a RTP, em Lisboa, são esperados mais de dois mil profissionais relacionados com a iniciativa e 1.500 jornalistas, além de 30.000 fãs e visitantes.

A partir de 4 de maio, a Praça do Comércio irá transformar-se na Eurovision Village (aldeia da Eurovisão), que estará de portas abertas diariamente até 13 de maio, entre as 15:00 e as 23:00, e onde haverá espetáculos ao vivo, um ecrã gigante onde serão transmitidas em direto as semifinais e a final, animação de rua e outras atividades. A festa irá fazer-se também numa discoteca na zona ribeirinha, que toma o nome de Eurovision Club.

Recorde-se que Portugal venceu pela primeira vez o Festival Eurovisão da Canção no ano passado com o tema “Amar pelos Dois”, interpretado pelo cantor Salvador Sobral.