Quatro estabelecimentos carismáticos da cidade de Lisboa, da zona da Avenida da República, receberam hoje, dia 10 de janeiro, as primeiras placas identificativas Lojas com História.

As primeiras a ostentar a distinção foram a Pastelaria Versailles, a Casa Xangai, o café/restaurante Galeto e a loja de cafés e chás Pérola do Chaimite.

O vice-presidente da CML, Duarte Cordeiro, acompanhou o momento de instalação das placas Lojas com História.

Criado pela CML em 2015, o projeto Lojas com História integra-se num programa abrangente que visa promover e salvaguardar o comércio tradicional nas suas dimensões patrimoniais, históricas e culturais. A colocação das placas Lojas com História será também uma forma de dinamizar o comércio local e promover os produtos e a cultura nacionais.

Os responsáveis dos estabelecimentos distinguidos acolheram com entusiasmo a iniciativa camarária. Esta foi também a oportunidade para poderem dar a conhecer alguns aspetos da sua atividade e dar conta de aspetos da história do estabelecimento.

A placa em metal escovado recupera o logotipo da iniciativa Lojas com História, desenvolvido pela equipa do Departamento de Design da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, e fica afixado em bandeira nas fachadas dos estabelecimentos que fazem parte desta rede, facilitando o reconhecimento por quem se desloca a pé na cidade.

Ao todo são 82 as lojas distinguidas com o selo Lojas com História que receberão a mesma placa.

Projeto Lojas com História

O projeto “Lojas com História” foi criado pela CML em Fevereiro de 2015 (aprovado através da Deliberação n.º 99/CM/2015 (Proposta n.º 99/2015) movido por um sentido de urgência na preservação e dinamização deste património, sabendo que nele reside uma parte relevante da identidade e carácter da cidade e que é, ao mesmo tempo, um importante mecanismo social e económico para o seu desenvolvimento.

Após um intenso trabalho de pesquisa documental e de trabalho de campo em Fevereiro de 2016 a CML aprovou os critérios de atribuição da distinção “Lojas com História”, e as competências do grupo de trabalho e do conselho consultivo. pela Deliberação n.º 66/CM/2016 (Proposta n.º 66/2016).

Em julho de 2016 e fevereiro de 2017, sob proposta do Grupo de Trabalho, e depois de ouvido o Conselho Consultivo, a Autarquia aprovou a atribuição da distinção “Lojas com História” a um conjunto de respetivamente 63 e 19 estabelecimentos comerciais, divulgado publicamente nos Boletins Municipais.

De agora em diante, por iniciativa dos comerciantes, proprietários ou sociedade civil, os estabelecimentos poderão candidatar-se à atribuição desta distinção, nos termos do respetivo Regulamento, publicado em Diário da República.

Para apoiar a manutenção e fomento das características genuínas deste importante sector do comércio -“Lojas com História”, a Câmara Municipal de Lisboa criou o Fundo municipal “Lojas com História”, publicado em Diário da República.

Além dos apoios financeiros previstos neste regulamento, a Câmara Municipal de Lisboa promoveu a criação da identidade visual do programa no âmbito da qual foram desenvolvidos suportes promocionais variados como este website e ainda a constituição de uma equipa municipal dedicada aos lojistas.

Mais informação em http://www.lojascomhistoria.pt/

About The Author

Related Posts

Deixar uma resposta