O Festival Coros de Verão está de regresso com alguns dos melhores grupos corais de todo o mundo e, este ano, com uma novidade: o Coro Participativo.

Juntamente com a Orquestra Filarmonia das Beiras, este coro, composto por 200 cantores, irá abrir o festival na sexta feira (dia 22), cantando a 9.ª Sinfonia de Beethoven no Grande Auditório do CCB, a partir das 21h.

Nesta sétima edição participam 11 coros de 6 países – Portugal, Espanha, EUA, Lituânia, Polónia e Singapura –, num total de 700 participantes que durante quatro dias apresentam espetáculos em vários locais de Belém.

Ainda antes, no dia 21, o canto coral estará em destaque no Aeroporto Humberto Delgado que servirá de palco ao VOCE, o Coro Masculino de Singapura que promete surpreender quem passar pelo átrio das chegadas pelas 18h.

As Festas de Lisboa trazem também anualmente para a rua o Com’Paço – Festival de Bandas de Lisboa. Na sua 11ª edição, o projeto que aposta na formação e educação musical de jovens músicos acontece no dia 23 e divide-se entre a Quinta das Conchas, o Jardim da Estrela e a Praça dos Restauradores com concertos, às 18h e às 19h, interpretados por seis bandas filarmónicas de todo o país.

Como já é tradição, o concerto de encerramento será protagonizado pela Banda de Jovens Músicos Com’Paço 2018 (formada por 58 jovens das bandas participantes que na semana anterior ao festival se juntam num worskhop) num espetáculo especial que irá homenagear Vasco Santana e Xutos e Pontapés e recriar, entre outros, o clássico My Way celebrizado por Frank Sinatra. A não perder, sábado, nos Restauradores, às 21h30.

Ainda no sábado, na Praça do Comércio, o regresso do Arraial Lisboa Prideque contará com diversas atuações e DJs convidados durante toda a tarde e pela noite fora (entre as 16h e as 4h).