O elétrico 24 vai voltar às ruas de Lisboa, restabelecendo a ligação entre Campolide e o Cais do Sodré.Esta é a previsão da Carris, tal como anunciado na apresentação do Plano de Atividades e Orçamento para a empresa.

Outras das novidades é o alargamento da linha de elétrico 15. A ligação que se faz atualmente desde Algés à Praça do Comércio será estendida até à Estação Ferroviária de Santa Apolónia.

O plano de atividades da Carris prevê ainda o arranque do estudo que poderá conduzir à “expansão da linha 15 ao Parque das Nações, e da ligação do Eixo Central da Alta de Lisboa a Entrecampos”.

“Reforçar o número de faixas bus e a fiscalização em parceira com a Polícia Municipal, visando mitigar os efeitos resultantes da ocupação indevida das vias, nomeadamente por estacionamento indevido”, é outro dos objetivos do plano.

Durante o ano de 2018, será desenvolvida a “implementação de um sistema de corredores bus de elevado desempenho na Estrada de Benfica e no Arco Ribeirinho”.

Será também disponibilizada “uma rede wi-fi gratuita”, de forma progressiva, “mas com o objetivo de cobrir toda a sua frota de autocarros e elétricos”, acrescenta o Plano de Atividades e Orçamento.

O investimento total é superior 57 milhões de euros, sendo que a maioria está reservada para a renovação da frota de autocarros, que terá um custo de 43,9 milhões.

Reparações de material circulante, modernização dos sistemas de bilhética e a construção de um posto de abastecimento de gás natural são outras das medidas para este ano anunciadas pela Carris.

A empresa espera que este ano que a oferta cresça pelo menos 7,5%, devido à “entrada em funcionamento de novos autocarros ao longo do segundo semestre de 2018 e em 2019”.

No que toca à procura, “prevê-se um crescimento de cinco milhões de passageiros transportados (mais 4,1%) em relação a 2017”.