Este projeto tem, além do mais, substancial relevância para a economia portuguesa, uma vez que estas viaturas são produzidas em Portugal (no Tramagal) e futuramente serão exportadas para os mercados europeu e dos EUA.

A Câmara Municipal de Lisboa recebeu a 6 de julho, 10 veículos comerciais de mercadorias – FUSO eCANTER – totalmente elétricos e produzidos pela Mitsubishi Bergé Portugal, no âmbito de um projecto-piloto no qual estão envolvidas, além de Lisboa, também as cidades de  Amesterdão, Berlim, Londres, Nova Iorque e  Tóquio.

Cada uma das dez viaturas estará ao serviço de dez juntas de freguesia de Lisboa –  Arroios, Avenidas Novas, Belém, Estrela, Misericórdia, Parque das Nações, Penha de França, Santa Maria Maior, Santo António e S. Vicente – para utilização no apoio à limpeza urbana.

Trata-se de territórios que enfrentam uma maior carga da pressão turística na cidade e por isso mesmo é que, no caso de Lisboa, o projeto-piloto, no qual a CML se envolveu, foi financiado pela Taxa Turística.

A aposta neste projeto com estas características insere-se igualmente na estratégia de mobilidade sustentável perseguida pela Câmara Municipal de Lisboa.

A FUSO eCANTER é o primeiro veículo comercial pesado de mercadorias, com zero emissões e zero ruído, 100% elétrico, com um peso bruto de 7.5 toneladas e uma autonomia real de 100 km.