32 ANTIGOS CONVENTOS DE LISBOA VÃO ABRIR AS PORTAS AO PÚBLICO

Habitação em destaque no Open Conventos

Quatro anos após a última edição, está de regresso a iniciativa ‘Open Conventos’, entre os dias 24 a 27 de maio. Nestes quatro dias, poderá conhecer, de forma gratuita, espaços como a Assembleia da República, o Museu Nacional de Arte Antiga, a Cúria Patriarcal, os Armazéns do Chiado, entre outros espaços icónicos da cidade.

Todos estes espaços, foram, no passado, antigos mosteiros ou conventos e vão estar agora de portas abertas aos visitantes, que poderão ficar a conhecer a história destes lugares. Esta será a segunda edição do Open Conventos, que começou em 2019, mas foi entretanto interrompida com a pandemia da Covid-19. Desta vez, serão 32 antigos conventos que vão estar abertos, mais quatro do que em 2019.

O Open Conventos é dirigido a toda a população e dedica-se à divulgação do património e da história dos conventos de Lisboa. A primeira edição contou com cerca de três mil visitantes. “Isto é o resultado da colaboração e do envolvimento dos parceiros”, reforçou a Diretora do Departamento Cultural da Câmara Municipal de Lisboa (CML), Laurentina Pereira, durante a apresentação da iniciativa.

Esta apresentação teve lugar esta terça-feira, dia 16 de maio, no antigo Convento das Bernardas (atual Museu da Marioneta), na Madragoa. Aqui, a responsável destacou que esta “é uma iniciativa inédita que permitiu dar uma maior visibilidade aos diferentes conventos da nossa cidade”.

Contudo, para além da autarquia, o Open Conventos conta ainda com a parceria do Instituto de História de Arte (IHA) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e do Turismo do Patriarcado de Lisboa.

Esta iniciativa vai contar com diversas visitas guiadas e percursos pedestres, nos dias 26 e 27 de maio. “É importante mostrar estas casas e estes antigos espaços, que são espaços de cultura e polos de desenvolvimento na cidade”, sublinhou Hélia Silva, arquiteta na Câmara Municipal de Lisboa, investigadora no IHA e também uma das guias nesta iniciativa.

Habitação em destaque no Open Conventos

A sessão de abertura está marcada para o dia 24 de maio, às 18h00, na Sala de Extrações da Lotaria Nacional. Esta sala está instalada num dos antigos claustros da Casa Professa de São Roque. No dia seguinte, 25 de maio, quinta-feira, o Museu da Marioneta recebe a conversa “Conventos e Habitação”, a partir das 15h00.

Esta conversa vai contar com a presença de três arquitetos. São eles: Pedro Pinto, do ISCTE, António Tudella e José Miguel Silva, da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa. Ou seja, o objetivo desta conversa é abordar os usos que podem ser dados aos antigos conventos no âmbito da habitação.


Por outro lado, o encerramento da segunda edição do Open Conventos está marcada para o Convento de São Pedro de Alcântara, no Bairro Alto. Este será outro dos espaços que estará aberto nesta iniciativa.

Poderá fazer a sua visita com recurso a um guia digital

Por sua vez, José Pimenta, coordenador do projeto Quo Vadis, as visitas guiadas podem ser também ser feitas com recurso a um guia digital, que vai estar disponível no site e na aplicação móvel do Quo Vadis. Estas plataformas vão conter toda a informação sobre os 32 conventos do Open Conventos.

Este projeto foi criado pelo Turismo do Patriarcado de Lisboa com o objetivo de divulgar todo o património religioso da cidade. Desta forma, pretende-se, segundo o responsável, “abrir muitos destes espaços que foram locais religiosos e apresentá-los numa perspetiva religiosa”.

Ao mesmo tempo, pretende ainda estabelecer “parcerias com outras instituições”.  Por fim, José Pimenta realçou que eventos como o Open Conventos “são muito importantes para conhecermos a nossa história e preservarmos os nossos espaços culturais”.

Algumas iniciativas já estão esgotadas

No entanto, para além das Bernardas, outros conventos que poderá conhecer são o das Trinas (Instituto Hidrográfico) ou das Inglesinhas (atual ISEG), também na Madragoa. Por sua vez, na zona da Pampulha, poderá conhecer ainda os conventos de São Francisco de Paula, São João de Deus, Santo Alberto e Nossa Senhora dos Remédios. Por outro lado, o Open Conventos vai também incluir os espaços religiosos do Bairro Alto, hospitais como o Santa Marta ou os Capuchos, entre outros locais.

No entanto, as vagas para realizar a rota pelos Conventos da Luz (Colégio Militar/Igreja de Nossa Senhora da Luz/Convento de Santa Teresa de Jesus) já estão esgotadas, assim como o percurso dos Conventos do Chiado (Convento da Santíssima Trindade/Convento de Nossa Senhora do Carmo/Convento do Espírito Santo/Convento de São Francisco da Cidade).

Todo o programa, os itinerários e a informação sobre cada convento estão disponíveis no site do Quo Vadis. A participação carece de uma inscrição prévia, que deve ser realizada através dos contactos 213 240 869 / 65 / 87 ou culturasantacasa@scml.pt.

As visitas guiadas são gratuitas, à exceção no Mosteiro de São Vicente de Fora, que tem um custo de 3,5 euros. Contudo, as visitas livres não necessitam de inscrição prévia. Estas realizam-se nos dias 26 e 27 de maio, entre as 10h00 e as 18h00.

Quer comentar a notícia que leu?