AMÁLIA A DIVA DO CINEMA NO PALÁCIO PIMENTA

0

A partir de hoje, dia 3 de setembro, é possível «conhecer» a vertente de atriz de cinema de Amália Rodrigues, que também foi uma diva dos filmes portugueses e que participou num filme luso-francês

O «Lisboa na Rua» vai mostrar, esta semana uma faceta diferente de Amália Rodrigues, através de um ciclo de cinema ao ar livre no jardim do Palácio Pimenta do Museu de Lisboa, onde, durante quatro dias, se pode ver Amália no grande ecrã e conversar com alguns convidados sobre esta Amália, atriz.

Entre 3 e 6 de setembro, “Amália no Cinema”, com curadoria do realizador Diogo Varela Silva (sobrinho-neto de Amália), apresenta quatro filmes que marcam diferentes épocas da carreira artística de Amália. De Fado, História de uma Cantadeira ao documentário The Art Of Amália, passando pela estreia no cinema com Capas Negras ou o luso-francês “As Ilhas Encantadas”, todas as sessões são às 21h30 e, cada uma, terá um convidado diferente: o musicólogo Rui Vieira Nery, o investigador Frederico Santiago, o historiador Jorge Muchagato e a deputada Joana Mortágua.

A entrada é gratuita, mas sujeita a lotação limitada e ao levantamento prévio de bilhete.

Dançar a cidade

Por outro lado, num outro jardim, o do Palácio Baldaya, em Benfica, a 6 de setembro, começa o programa “Dançar a Cidade”, este ano com danças a solo e o devido distanciamento de segurança.





A primeira sessão desta pista de dança ao ar livre é no domingo, às 17h30, lançando o desafio de aprender a mexer o corpo ao ritmo do dance hall.

Cinema no Torel

Também esta semana o Lisboa na Rua convida igualmente a ver Cinema no Estendal. Nos dias 4 e 5 este festival itinerante leva até ao Jardim do Torel curtas metragens nacionais e internacionais, desde a ficção ao documentário, passando pela animação e telediscos, para ver a partir das 21h30

Destaque também para o arranque das Noites de Verão no jardim da Galeria Quadrum (em Alvalade), esta sexta feira às 19h, ao som de artistas ligados à editora de música eletrónica de dança naive.

Veja aqui o programa completo

Escreva aqui o seu comentário...