AUCHAN COMBATE DESPERDICIO ALIMENTAR NA REGIÃO DE LISBOA

A cadeia alimentar Auchan está a reforçar combate ao desperdício alimentar em todas as suas lojas na Área Metropolitana de Lisboa, no âmbito da estratégia «Desperdício Zero».

A redução do desperdício é um dos compromissos da Auchan Retail Portugal que, principalmente durante o estado de emergência e agora no de calamidade, tem procurado novas soluções que combinem a prevenção de desperdícios alimentares com a conveniência do melhor preço para o consumidor, sem prejuízo da qualidade dos produtos.

A Auchan tem implementado, ao longo dos anos, um conjunto de práticas e ofertas comerciais com o objetivo de minimizar o desperdício. É o caso da parceria com a Too Good To Go, mas também de medidas já implementadas como a venda a preços reduzidos de produtos perto do fim da data de validade, ou da área de self-discount, onde podem ser comprados, a preços mais baixos, frutas e legumes de boa qualidade alimentar, mas com características estéticas que retirariam estes produtos do circuito comercial.  Ou ainda a implementação da venda avulso, que permite ao cliente comprar apenas a quantidade que necessita.

Desta forma, já é possível ajudar a combater o desperdício alimentar de Norte a Sul do país «enquanto se saboreia iogurtes, pão, sandes, sumos ou refeições da Auchan, a preços acessíveis».

Segundo uma nota de imprensa desta cadeia de retalho alimentar, «a parceria da Auchan Retail Portugal com a Too Good To Go, a aplicação com selo B Corp que pretende incentivar a um consumo mais consciente e sustentável, chegou às lojas Alfragide, Amadora, Amoreiras, Cascais, Sintra, Paço de Arcos, Almada e Coina, e vai ser alargada durante o mês de junho, de forma progressiva, a todas as lojas da marca».

A iniciativa representa mais um passo na estratégia global e integrada da empresa, empenhada em alcançar o objetivo «Desperdício Zero».

Oferta de excedentes a preços baixos


Em termos de combate ao desperdício alimentar, a multinacional estabeleceu parcerias com diferentes empresas e associações, a quem oferece os excedentes alimentares. De salientar que, em 2019, a marca doou 2,4 mil toneladas de produtos alimentares, num total de mais de 2,5 milhões de euros.

Agora nas lojas Auchan, com a Too Good To Go vão ser disponibilizadas Magic Boxes, com o valor unitário de 3,99 euros, contendo produtos alimentares cujo prazo de validade está perto do fim, como iogurtes, queijos, fiambre, pão, salgados, refeições frias, sandes e sumos do dia, e podem ser recolhidas nos balcões de atendimento, perto do horário de fecho da loja.

A parceria com a Too Good To Go foi lançada em janeiro, com um projeto piloto na Auchan Almada, com o qual foi possível salvar aproximadamente 1000 refeições, chegar a 450 clientes, obter 25 mil visualizações e evitar a emissão de aproximadamente 2,5 ton de CO2 (entre dezembro 2019 e maio 2020).

Quer comentar a notícia que leu?