AUTARQUIAS CELEBRAM DIA DA MULHER COM DIVERSAS INICIATIVAS

Dia Internacional da Mulher

Esta quarta-feira, dia 8 de março, celebra-se o Dia Internacional da Mulher. Neste sentido, várias autarquias e entidades irão realizar iniciativas para celebrar a efeméride. Conversas, debates, concertos, entre outros, são algumas destas propostas para celebrar a mulher e o seu dia.

Neste sentido, uma das iniciativas está a cargo da Junta de Freguesia das Avenidas Novas vai promover, pelas 18h00, uma cerimónia de homenagem a seis mulheres e entidades. A cerimónia terá lugar no Sheraton Hotel & SPA e será presidida pelo presidente da Junta de Freguesia, Daniel Gonçalves.

Os homenageados são: Conceição Monteiro (Fundadora do PSD); Cristina Santos (Comandante do Corpo de Bombeiros); Manuela Maria (Atriz); Maria de Lurdes Rodrigues (Reitora do ISCTE); Marina Mota (Atriz); e a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), representada pelo Presidente, João Carlos Lázaro.

O objetivo será agraciar estas personalidades e entidades pelo seu profissionalismo e dedicação nas suas áreas. Ao mesmo tempo, esta cerimónia conta ainda com a participação especial de Francisco Rebelo Andrade.

Ainda em Lisboa, outra das iniciativas está a cargo da União de Associações do Comércio e Serviços (UACS). Esta vai promover um almoço entre mulheres empresárias neste setor. O evento chama-se ‘Comércio no Feminino’, e está marcado para dia 8 de março, entre as 13h e as 15h. Este encontro irá realizar-se nas instalações da UACS, na Rua Castilho, e pretende refletir sobre os desafios do papel da mulher no setor.

Neste sentido, diversas mulheres irão trocar experiências, tais como a presidente da UACS, Carla Salsinha, Antonieta Achega, Isabel Denascimento, Justa Nobre, Ângela Barros, Maria João Bahia e Eduarda Abbondanza.

Almada vai promover concertos e debates relacionados com o Dia da Mulher

Por sua vez, em Almada, a Câmara Municipal vai promover, durante o mês, diversas iniciativas que têm como tema central o impacto da guerra nas mulheres e raparigas. Ao mesmo tempo, estas ações vão trazer música, cultura e debates a Almada. Contudo, e ainda no âmbito destas comemorações, no dia 8 de março, às 19h, a Academia Almadense vai receber um espetáculo integrado nos 100 anos do nascimento de Natália Correia.

O espetáculo “Natália é Quando Uma Mulher Quiser” é uma homenagem à Mulher através de alguns dos poemas mais emblemáticos da escritora açoriana. Esta peça conta com arranjos e direção musical de Renato Júnior e Hélder Godinho. Por sua vez, conta ainda com as interpretações das cantoras Áurea, Ana Bacalhau, Amélia Muge, Elisa Rodrigues, Katia Guerreiro, Mafalda Veiga, Patrícia Antunes, Patrícia Silveira, Maria João, Rita Redshoes, Sofia Escobar e Viviane.


No entanto, este programa comemorativo do Dia Internacional da Mulher promovido pela Câmara de Almada integra ainda a palestra “Impacto da Guerra nas Mulheres e a Paz para a garantia dos Diretos Humanos”. Esta está marcada para dia 8 de março, às 10h00, no Fórum Municipal Romeu Correia. No dia 16, quinta-feira, às 15h00, haverá outra palestra, dedicada ao tema “Mulheres e Guerra Colonial”, no Fórum Municipal Romeu Correia.

Loures recebe espetáculo de João Baião

Contudo, já no concelho de Loures, a autarquia vai celebrar o Dia Internacional da Mulher sob o tema Afirmação da Igualdade. As iniciativas estão programadas para 8 a 12 de março. Ao mesmo tempo, envolvem diversas propostas culturais e desportivas, abertas à população em geral.

Neste sentido, o Pavilhão Paz e Amizade recebe, no dia 8, o espetáculo Monólogos da Vacina, com João Baião. O espetáculo está marcada para as 21 horas, sendo que a lotação é limitada. No entanto, o prazo para reservar bilhetes terminou no último domingo, dia 5 de março. Por outro lado, esta programação vai ainda incluir iniciativas como debates, workshops, exposições e atividades desportivas tais como aulas de zumba, pilates, hidroginástica e caminhadas.

Oeiras juntou-se à Revista Cais e Instituto Gulbenkian de Ciência para criar edição dedicada às mulheres

No concelho de Oeiras, a autarquia associou-se à Revista Cais e ao Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC) para criar uma edição especial desta revista. Por sua vez, esta é dedicada à Ciência e às Mulheres. Esta iniciativa decorre no âmbito do programa Ciência + Cidadã. Neste sentido, a edição deste mês da Cais tem como editora convidada Mónica Bettencourt Dias, diretora do IGC.

Por outro lado, esta edição pretende homenagear todas as mulheres cientistas e engenheiras. Em Portugal, elas são cerca de 52%, segundo dados do Eurostat. Ao mesmo tempo, esta parceria pretende desmistificar a ciência e o processo científico. Desta forma, promove não só uma maior acessibilidade, mas também o envolvimento e participação mais ativa por parte destas profissionais.

A Revista Cais poderá ser comprada pelo valor de 2€, junto dos vendedores, a partir do dia 1 de março e até ao final do mês. Recorde-se que 70% do valor das receitas reverte para os vendedores da associação.

Para a diretora do IGC, “Ciência de todos para todos é o lema seguido neste instituto. Neste mês em que se celebra o Dia Internacional da Mulher é um privilégio ter a edição da Revista Cais dedicada à ciência e as mulheres na ciência.” Por outro lado, para a diretora executiva da Associação Cais, Sandra Câmara Pestana, “foi com muito entusiasmo que a CAIS e o programa Ciência + Cidadã juntaram utentes, vendedores da Revista Cais e cientistas com o objetivo de aproximar a ciência e a sociedade civil”.

Odivelas volta a entregar Prémio Beatriz Ângelo

Em Odivelas, também no dia 8 de março, a Câmara Municipal vai voltar a entregar o Prémio Municipal Beatriz Ângelo. Por sua vez, este é um galardão atribuído anualmente pelo município a Mulheres e/ou Instituições que se destacam nos vários setores da sociedade e na promoção da igualdade de género.

A cerimónia está marcada para as 18h no Auditório do Pavilhão Multiusos de Odivelas. Ao mesmo tempo, este prémio pretende ainda homenagear Carolina Beatriz Ângelo. Esta foi ativista dos direitos das mulheres e líder dos movimentos feministas portugueses no início do século XX. Ao mesmo tempo, destacou-se ainda por ser a primeira mulher a votar em eleições no nosso país.

Em 2023, o Prémio Municipal Beatriz Ângelo será entregue a Maria Antónia Machado e à Plataforma portuguesa para os Direitos das Mulheres. Maria Antónia Machado é Presidente da CEDEMA – Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Mentais Adultos desde 1993. É ainda considerada uma mulher de causas, e que se dedica exclusivamente a esta instituição.

Por fim, a Plataforma portuguesa para os Direitos das Mulheres é uma associação sem fins lucrativos, criada há cerca de 20 anos e os seus membros são Organizações Não-Governamentais de Direitos das Mulheres.

Foto de capa: Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género

Quer comentar a notícia que leu?