AVENIDA DA LIBERDADE VOLTA A RECEBER DESFILE DE BANDAS FILARMÓNICAS

Esta quinta-feira, dia 1 de dezembro, a Avenida da Liberdade volta a receber, a partir das 15h00, junto à Estátua dos Combatentes da Grande Guerra, o tradicional Desfile Nacional de Bandas Filarmónicas, integrado nas comemorações do 1.º de dezembro, de forma a celebrar a Restauração da Independência em Portugal. Ao mesmo tempo, haverá ainda Cerimónias Militares a decorrer no Palácio da Independência.

Este ano vão ser 26 as bandas participantes, com músicos de diferentes gerações e oriundas de diversos pontos do país. O desfile irá começar com a atuação da Orquestra de Percussão de Mafra (Academia do Bombo) e da Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana. Já a Banda Musical e Artística da Charneca será a convidada deste ano para representar Lisboa, cidade anfitriã desta iniciativa que visa homenagear e divulgar uma prática musical com mais de 200 anos e que, tem vindo a desempenhar um papel importante na formação cívica e musical de crianças e jovens.

O desfile vai terminar na Praça dos Restauradores com a atuação da Orquestra de Percussão de Mafra (Academia do Bombo), culminando depois com a interpretação conjunta do Hino da Maria da Fonte, do Hino da Restauração e também da versão integral do Hino Nacional, ‘A Portuguesa’, sob a direção do Maestro João Afonso Cerqueira, da Banda da Guarda Nacional Republicana.

Esta é uma iniciativa organizada pelo Movimento 1.º de Dezembro, Sociedade Histórica da Independência de Portugal (SHIP), Câmara Municipal de Lisboa e EGEAC. Devido à realização deste desfile, será necessário cortar o trânsito, entre as 8h30 e as 19h00 na Avenida da Liberdade (desde a Rotunda do Marquês de Pombal até à Praça dos Restauradores), e no Rossio.

No entanto, o acesso a veículos de emergência, parques privativos, garagens e zonas de cargas e descargas estará sempre assegurado, explica a CML em comunicado, acrescentando que as entidades policiais estarão no local para coordenar e garantir, durante o condicionamento, a segurança viária e assegurar os desvios necessários, em especial dos veículos prioritários.

Foto de capa: José Frade

Consultar AQUI o alinhamento do IX Desfile Nacional de Bandas Filarmónicas_


Quer comentar a notícia que leu?