Durante dois dias (8 e 9 de novembro), Unhos foi a ‘capital’ do concelho de Loures. A Administração Municipal instalou-se na freguesia em mais uma edição da iniciativa Mais perto de si!As localidades de Unhos e do Catujal receberam, de 8 a 9 de novembro, mais uma edição da iniciativa Mais perto de si! Foram dois dias de contacto com habitantes e instituições locais.

A iniciativa começou com uma visita do presidente da Câmara de Loures, Bernardino Soares, ao Bairro Municipal Parcela 6, acompanhada por representantes da associação de moradores, para verificar alguns problemas nas habitações e de limpeza das áreas comuns da urbanização.

Bernardino Soares visitou também as instalações da Associação Pomba da Paz, uma instituição que trabalha com crianças. Os responsáveis desta organização aproveitaram a ocasião para apresentarem ao executivo municipal, para além das carências com que se debatem, algumas das iniciativas que realizam com crianças.

O executivo camarário deslocou-se ao local onde vai ser implementado o futuro Parque Urbano do Planalto do Catujal, tendo aí apresentado o projeto do Centro de Saúde de Unhos, a construir em terreno cedido pela Câmara Municipal. Bernardino Soares falou ainda sobre o projeto do Parque Urbano do Planalto do Catujal, que pretende requalificar toda esta zona e transformá-la num parque de lazer.

O primeiro dia da presidência em Unhos terminou com visitas à Escola Básica do Catujal (sede do agrupamento), à Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos da Freguesia de Unhos, à Associação para a Mudança e Representação Transcultural e à Sociedade Recreativa Catujalense, terminando com uma reunião com as Comissões de Administração Conjunta dos Bairros da Freguesia de Unhos.

Roteiro artístico

No segundo dia desta iniciativa em Unhos, o presidente da autarquia passou pelo mercado do Catujal, onde teve oportunidade de ouvir as reivindicações dos comerciantes, nomeadamente no que diz respeito ao mau estado do piso dentro do mercado.

Um dos momentos mais importantes deste segundo dia foi a visita às instalações do Conservatório d’Artes de Loures. Uma escola de artes, que disponibiliza aulas em diversas áreas artísticas, com especial destaque para a aprendizagem da música, e por onde passam semanalmente cerca de 800 crianças e jovens.

Na visita foi possível verificar o trabalho que ali se tem vindo a desenvolver, não só ao nível da aprendizagem artística, mas também aos níveis pessoal e social.

Contudo, para a população de Unhos, a assinatura do contrato de promessa de cedência das instalações da antiga Escola Básica de Unhos ao Centro de Dia e da Terceira Idade de Unhos, poderá ter sido um dos momentos mais importantes desta “presidência aberta” de Bernardino Soares. O imóvel vai ser recuperado, para a instalação de um centro de dia para a população mais idosa, assim como a valência de ATL.

Um novo equipamento que vai “permitir dar uma resposta muito necessária aqui em Unhos”, com “o Centro de Dia e da Terceira Idade de Unhos com todas as condições para levar por diante este projeto”, reiterou Bernardino Soares após o ato formal.

O período da tarde teve início com atendimentos à população, na sede da Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos da Freguesia de Unhos.

A construção do novo Parque Urbano do Planalto do Catujal, os processos de legalização dos bairros de génese ilegal, as questões relacionadas com os transportes públicos e a mobilidade, os cerca de 200 mil euros que a autarquia investiu em repavimentações na antiga freguesia de Unhos, foram algumas das questões debatidas nesta sessão de encerramento.

Quer comentar?

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.