CÂMARA DE LISBOA VAI DAR APOIO À AQUISIÇÃO E REPARAÇÃO DE BICICLETAS

A fim de fomentar a utilização de bicicleta na cidade de Lisboa, a Câmara Municipal de Lisboa (CML) aprovou a 3.ª edição do Programa de Apoio à Aquisição de Bicicletas (PAAB) que visa apoiar, em 2022, pessoas singulares (residentes, estudantes e trabalhadores do concelho) na aquisição de acessórios de segurança e transporte de crianças em bicicletas, bem como na compra de materiais e serviços de reparação.

Com este programa, a autarquia pretende dar, aos lisboetas, uma “melhoria das condições da mobilidade suave com mais informação, segurança, conforto e funcionalidade”, explica o vereador Ângelo Pereira, responsável pelo pelouro da Mobilidade da CML, citado em nota de imprensa.

Para usufruir do apoio, os beneficiários do programa devem solicitar uma única fatura no ato da compra com detalhe dos acessórios e/ou dos materiais e serviços de reparação e submetê-la online, em https://www.lisboa.pt/pedalalisboa, juntamente com restante documentação, até ao próximo dia 31 de dezembro, ou até ser atingida a verba disponível para este programa, que é de 10 mil euros.

São elegíveis acessórios e materiais de reparação como: cadeiras de transporte de crianças, pneus, travões, acessórios de iluminação e cadeados U-lock, entre outros, sendo que estes materiais e serviços devem ser adquiridos em lojas e oficinas físicas aderentes ao programa. O Município de Lisboa comparticipa 50% do valor da compra, com IVA incluído, até ao limite de 80 euros para cada modalidade (acessórios e materiais/ serviços de reparação), sendo que são aceites as compras e serviços efetuados desde o dia 12 de outubro.

“A Câmara Municipal de Lisboa assume como prioritário o desenvolvimento de um ecossistema multimodal integrado, conectado, acessível, integrando modos de transporte ativo, público e partilhado, por forma a facilitar a vida aos lisboetas, potenciando uma mobilidade eficiente e confortável, centrada nas suas necessidades e ao mesmo tempo sustentável. É neste contexto que se enquadra a promoção do uso da bicicleta como meio de transporte”, finaliza Ângelo Pereira.

Quer comentar a notícia que leu?