CÂMARA DE OEIRAS CELEBRA O DIA DO TURISMO COM INSTALAÇÃO DE EQUIPAMENTOS INTERATIVOS EM ALGÉS

A Câmara Municipal de Oeiras assinalou esta terça-feira, dia 27 de setembro, o Dia Mundial do Turismo com entrada em funcionamento do TOMI, um painel interativo de comunicação e informação urbana e turística, no acesso à estação de comboios de Algés.

Com a instalação do TOMI o Município de Oeiras pretende criar uma proximidade entre o concelho e as pessoas que nele vivem, trabalham ou simplesmente o visitam. Estes painéis mostram atividades e pontos de interesse do concelho como turismo, cultura, comércio local, serviços públicos, entre outros, disponibilizado em português e inglês.

As tecnologias destes painéis permitem ainda que pessoas com mobilidade reduzida tenham acesso à informação, uma vez que o ecrã do TOMI se adapta a elas, colocando todos os seus conteúdos na zona inferior, tornando a interação mais fácil.

Para pessoas com visão reduzida ou invisuais, foi desenvolvida uma tecnologia que, ao tocar no ecrã, usa o voice guidance e o ILOGOistening. Para pessoas com dificuldades auditivas, foi aplicado nestes equipamentos diversos vídeos em linguagem gestual, que explicam como utilizar o TOMI. Já no caso das pessoas com dificuldades cognitivas, todo o conteúdo é otimizado para que seja de fácil perceção, independentemente das suas condições.

Neste mesmo dia , no concelho de Oeiras, foram realizadas visitas guiadas à Fábrica da Pólvora de Barcarena e ao Parque dos Poetas, provas de vinhos de Carcavelos “Villa Oeiras” e de doçaria local, nos Postos de Turismo do Palácio Marquês de Pombal e da Marina de Oeiras e, ainda, uma experiência de vela tradicional, numa canoa típica do Tejo armada com vela latina.

Em nota de imprensa, a autarquia de Oeiras explica que o Dia Mundial do Turismo é celebrado desde 1980, a 27 de setembro, por ter sido o dia que entraram em vigor as diretivas consideradas como mais marcantes para o turismo global. A efeméride partiu da Organização Mundial do Turismo (World Tourism Organization – A United Nations Specialized Agency) e que, pretende mostrar, com esta comemoração, a importância do turismo e do seu valor cultural, económico e social.





A 42ª edição será dedicada ao tema “Rethinking Tourism” – Repensar o Turismo, cuja celebração oficial terá lugar em Bali, na Indonésia. Para a mesma organização, citada em comunicado, é ainda necessário repensar a forma se faz turismo, “colocando as pessoas e o planeta em primeiro lugar e reunir todos, desde governos, empresas e até comunidades locais, em torno de uma visão partilhada para um setor mais sustentável, inclusivo e resiliente”.

Quer comentar a notícia que leu?