A partir de hoje, 25 de março, vão diminuir o número de autocarros da Carris em circulação em Lisboa. Algumas carreiras passam a fazer os horários de sábado e outras são suprimidas, caso das carreiras de bairro.

«A Carris implementou, juntamente com a sua equipa de operação, motoristas e guarda-freios, procedimentos de monitorização da lotação dos autocarros e elétricos e fará reforços pontuais sempre que se justificar», revela um comunicado do Conselho de Administração da Carris, que «dá conta» dos novos horários a serem praticados pela transportadora municipal, no âmbito das medidas de combate ao Covid -19.

As alterações agora implementadas – segundo a empresa – procuram «garantir que a operação tem condições para se manter durante este período de estado de emergência, salienta a nota do Conselho de Administração, que decidiu reforçar as medidas preventivas ao Covid-19».

Assim, a partir de hoje, 25 de Março, nos dias úteis, as carreiras da Carris vão operar em horário de sábado, sendo de considerar as seguintes alterações face ao horário de sábado normal em algumas das seguintes carreiras: 705, 781, 799 – estas carreiras vão operar com intervalos de 29 min., 22 min. e 30 min., respetivamente (aos sábados normalmente não operam); 713 e 756 –  estas carreiras irão funcionar também no período da tarde (aos sábados normalmente operam apenas de manhã); 703, 712, 727, 754 e 764 – estas carreiras irão funcionar no seu percurso integral (aos sábados normalmente operam em percurso encurtado); 28E – horário de Novembro a Fevereiro; 24E e Ascensores – suspenso o funcionamento; e 15E – suspenso o serviço feito com autocarros

Aos fins-de-semana, o serviço será feito consoante os horários de sábado e domingo, respetivamente, com exceção das carreiras de bairro, dos ascensores e do elevador de Santa Justa.

As carreiras de bairro estão suspensas desde 21 de Março, com exceção de cinco que se mantêm a funcionar: 26B – Parque Nações Norte/Parque Nações Sul; 29B – C. Comercial Olivais/Circulação Encarnação; 34B – Olaias/Circulação B.º Madre Deus; 40B – Alto Chapeleiro/Lumiar; e 41B – Galinheiras/Qta. Lavadeiras

Na nota enviada à Comunicação Social, a Carris solicita aos «seus clientes que visitem com frequência o site www.carris.pt, para estarem informados de quaisquer atualizações aos horários e funcionamento das carreiras».

Estas medidas – segundo explica um comunicado emitido pela transportadora municipal – enquadram-se no «quadro de monitorização permanente que está a ser efetuado pela Carris e em reforço do plano de contingência implementado»,