CDU PEDE OBRAS NAS ESTAÇÕES BOBADELA E SANTA IRIA

O Executivo da Câmara Municipal de Loures aprovou, em reunião ordinária, uma recomendação da CDU que pede obras nas estações da CP da Bobadela e Santa Iria da Azóia.

O documento recorda que, atualmente, a estação ferroviária de Sacavém está a ser intervencionada pelas Infraestruturas de Portugal. Neste sentido, esta requalificação está a ser feita a propósito da realização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em agosto. Contudo, consideram que é igualmente importante realizar obras nas estações de Santa Iria da Azóia e Bobadela.

Do mesmo modo, os comunistas salientam que a realização do evento vai obrigar a estadia e circulação de largas centenas de milhares de jovens naquela zona. Assim sendo, é “necessário e urgente assegurar a sua mobilidade”, acrescenta a CDU. Igualmente, é importante pôr a estação de Sacavém compatível “com a circulação da população, moradores e trabalhadores” das freguesias servidas pela linha do comboio.

Para os comunistas, o transporte de comboio é mais vantajoso. Ou seja, devido à “sua dimensão, rapidez e proximidade à Frente Ribeirinha do Tejo”. Neste sentido, recorde-se que será aqui que irá ter lugar o maior evento das JMJ.

Estações de Santa Iria da Azóia e Bobadela estão em condições degradadas, alertam os comunistas

Contudo, para os eleitos da CDU, as estações ferroviárias de Santa Iria da Azóia e Bobadela encontram-se “em condições degradadas”. Neste sentido, os autarcas culpam o abandono a que foram votados durante décadas pelo Governo e pelas Infraestruturas de Portugal.

Do mesmo modo, os comunistas recordam que, quando foi anunciada, congratularam-se com a reabilitação da estação Sacavém. Contudo, chamaram a atenção para a necessidade de existir obras nas estações Santa Iria e Bobadela.

“Numa altura em que são conhecidos avultados investimentos para infraestruturas de prioridade questionável no âmbito da JMJ, lamenta-se que este executivo não consiga mobilizar junto das entidades competentes o financiamento para a requalificação das referidas estações”. De igual modo, os comunistas consideram que, para além dos peregrinos, estas obras são fundamentais “principalmente para a população que ali reside e utiliza aquele meio de transporte”, pode ler-se na recomendação.

Desta forma, os vereadores da CDU na Câmara Municipal de Loures, consideram pressionar o Governo e as Infraestruturas de Portugal para obras nas estações de Santa Iria de Azóia e da Bobadela. Contudo, os comunistas reforçam que estas obras não são só apenas para servir as JMJ. Ou seja, sobretudo “para proporcionar aos moradores e trabalhadores das três freguesias condições condignas” de acesso ao comboio.


A recomendação segue agora para o Presidente da República; para o Governo; Assembleia Municipal de Loures; Fundação JMJ Lisboa 2023; entre outros.

Quer comentar a notícia que leu?