CELEBRAÇÃO DA INOVAÇÃO PROMOVIDA EM OEIRAS

0

O lançamento do Portfólio de Inovação – INNOVATE® OEIRAS, na sua versão impressa, teve lugar no auditório do Taguspark, em Porto Salvo, no dia 14 de outubro, e contou com a presença do Presidente da Câmara de Oeiras, Isaltino Morais e do CEO da Global Village World, Sven Boermeester, entre outros.

Oeiras foi escolhida para ser a primeira cidade portuguesa a fazer parte desta compilação, devido à visão do Município e à presença consolidada de parques industriais e empresas multinacionais de diversas áreas, que fazem do concelho um polo de tecnologia, criatividade e inovação, capaz de reunir os melhores talentos e as melhores ideias.

Lígia Neves, CEO do Innovate Portugal, enalteceu o facto de Oeiras ser um município pioneiro e que está na vanguarda da criação de ecossistemas inovadores, que a acolhe e apoia a implementação de empresas e de start-ups tecnológicas, promovendo, por exemplo, o Oeiras Valley, que se “destaca por acolher parques empresariais, por ser sede de várias multinacionais, por ter muito desenvolvido a implementação de várias start-ups. “Para nós, iniciar este projeto em Oeiras foi obviamente uma escolha natural”, uma vez que este concelho é um dos que mais tem pugnado por ser um ponta de lança da inovação em Portugal.

O belga Sven Boermeester, que já publicou uma centena de livros que retratam as realidades empresas e de ecossistemas de inovação espalhados pelo mundo, explica que o livro de Oeiras “é uma obra de arte”.

O responsável equiparou o concelho de Oeiras à filosofia que está a ser levada em Tampa Bay, nos EUA, uma região em franco desenvolvimento na criação dos referidos ecossistemas de inovação, mas em que “pouca gente conhecia” a “revolução” que estava a ser feita naquela região estadunidenses. Boermeester explica que “para dar a conhecer aquilo que estava a ser levado a cabo”, se criou uma verdadeira sinergia (de investimento e vontade política) entre os “vinte mayors (autarcas) da área” para publicar um livro, que alcançou claramente os objetivos de promoção inicialmente propostos.

Para Boermesster, com o lançamento deste livro, Oeiras passa, assim, a materializar todo o trabalho desenvolvido ao longo destes anos em prol da criação da inovação em Portugal e a estar lado a lado com as grandes cidades do mundo que se têm destacado nesta matéria.




Oeiras “pensou” o futuro

Isaltino Morais, por seu turno, aproveitou para fazer uma reflexão sobre o “Estado que realmente queremos”. O edil lembrou que o Governo “deveria olhar para aquilo que está a ser feito em Oeiras” e realçou que os governos que têm liderado o país nas últimas décadas “lidam mal com o planeamento a longo prazo” e preferem “navegar à vista”, discutindo “sondagens” e “eleições” e não o futuro.

Segundo o autarca, era impensável que “há trinta anos alguém previsse aquilo que iria ser Oeiras hoje”. Mas Oeiras, graças à capacidade de “pensar o futuro”, conseguiu antecipar-se e imprimir uma visão de mudança pioneira no país. “Oeiras mudou e conseguiu mudar mais do que os outros (concelhos) em Portugal. Justamente porque entendemos que tínhamos de programar aquilo que queríamos que este território fosse. Já nessa altura entendíamos que Oeiras tinha de proporcionar um ambiente favorável às empresas, à inovação. Quando hoje se discute de se quer mais Estado, menos Estado, de facto, o que importa é que o Estado seja capaz de gerar mais riqueza. Na realidade, Oeiras, num território com 48 quilómetros quadrados e 177 mil pessoas, geramos 11% do PIB. Ou seja, geramos mais riqueza do que o Porto e Vila Nova de Gaia juntos. Isto é muito bom para Oeiras, mas muito mau para o país.  O país poderia ser muito mais. Nos últimos anos, o crescimento do país estagnou, mas Oeiras cresceu 10%, estando em contraciclo, mas não deveria ser assim”, bastaria, para isso, que as políticas nacionais refletissem uma visão a “longo prazo”, à semelhança daquilo que está a ser feito num “pequeno concelho”, mas que bate todos os índices de crescimento registados em Portugal.

Com bom humor, Isaltino Morais revelou que quando “há uns anos” falou com os vereadores para lhe dar conta da sua intenção de converter Oeiras num concelho de inovação, atraindo as grandes empresas que estavam em Lisboa, a notícia foi recebida com ceticismo: “disseram que que eu era maluco”, mas a realidade veio provar que é possível “pensar a longo prazo” e capitalizar políticas que, de facto, mudam a agenda das autarquias em prol de um desenvolvimento efetivo.

Este é o primeiro de dois volumes do livro INNOVATE® OEIRAS e faz parte da série ‘Innovations of the World’, um projeto desenvolvido pela Global Village World, uma editora americana reconhecida internacionalmente e especializada na produção de portfólios sobre os maiores ecossistemas de inovação em todo o mundo.

O INNOVATE® OEIRAS em versão impressa é um portfólio de capa nobre, com mais de 350 páginas e mais de 100 histórias de inovação, complementadas através de vídeos de realidade aumentada. O livro oferece um retrato das pessoas, lugares, empresas, universidades, centros de investigação e muitas outras organizações de Oeiras que têm a marca da inovação no seu ADN.

O primeiro capítulo conta ainda com os testemunhos de um painel de trinta personalidades, que lideram nas suas áreas e se destacam pela sua visão e capacidade de inovar. O lançamento em Portugal é da responsabilidade direta da Global Village e tem como parceira a AddSolutions – uma Agência de Marketing e Comunicação portuguesa, com vários serviços em Digital Marketing e Organização de Eventos, que expandiu recentemente o seu negócio para o mercado internacional, passando a estar presente em Madrid, Boston, Los Angeles, Miami e Orlando.

Para a concretização do livro, a Addsolutions reuniu uma equipa especializada que estudou aprofundadamente e seleccionou as entidades e pessoas que mais se têm destacado ao longo dos anos, conseguindo assim um produto com uma abordagem diferenciadora e relevante para a integração de Portugal num ecossistema global único de inovação e desenvolvimento.

O livro já está disponível para consulta em:

www.innovationsfotheworld.com/ecosystems/OEIRAS, no seu formato digital. As histórias de sucesso em inovação no concelho de Oeiras são tantas, que muitas ainda ficaram por contar e, por isso, também está em preparação o volume II do INNOVATE® OEIRAS.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here