COM MEDALHA DE OURO DE JORGE FONSECA, PORTUGAL CONQUISTA 3º LUGAR NO GRAND PRIX

Com a medalha de ouro conquistada por Jorge Fonseca durante o Grand Prix Portugal 2022, que ontem, 30 de janeiro, Portugal garantiu o terceiro lugar no ranking dos pais participantes neste evento que se realizou, durante 3 dias de combates entre os Melhores Judocas do Mundo, nos tatamis do Complexo Municipal dos Desportos da Cidade de Almada.

Jorge Fonseca conquistou a Medalha de Ouro no último dia do Grand Prix Portugal 2022, tendo Portugal terminado a competição com 4 Medalhas conquistadas, garantindo, assim, o 3º lugar no ranking dos países presentes. O terceiro dia de combates contou com a presença de 81 Atletas, divididos pelas categorias -78 kg e +78 kg femininas e -90 kg, -100 kg e +100 kg masculinas. Jorge Fonseca conseguiu destacar-se durante as eliminatórias, sendo o único Judoca Luso, entre os 6 que estiveram em ação durante a manhã, a garantir a presença no Bloco de Finais.

Na categoria -100 kg, o Bicampeão Mundial Português somou três vitórias em três combates, sempre por ‘ippon’, no seu caminho até à final, ultrapassando o mongol Khangal Odbaatar, o georgiano Giorgi Beriashvili e o norte-americano L.A. Smith III.

Na luta pelo lugar mais alto do pódio, Jorge Fonseca enfrentou o suíço Daniel Eich (jovem promessa helvética que venceu Bronze no Europeu de Juniores). O combate revelou-se de sentido único, com o Judoca Luso a tentar várias projeções em busca do ‘ippon’, que chegou aos 43 segundos. Com este resultado, Jorge Fonseca conquista a Medalha de Ouro do Grand Prix Portugal 2022.

Recordamos que nas eliminatórias de ontem, Patrícia Sampaio (-78 kg), Anri Egutidze (-90 kg), Diogo Brites (-100 kg), Ailton Cardoso (-100 kg) e João Pires (-100 kg) não conseguiram ultrapassar os seus primeiros adversários. Miguel Rato (-90 kg) e Carolina Paiva (-78 kg) acusaram positivo no teste de covid-19 e não compareceram.

Coletivamente, a Coreia do Sul terminou no 1º lugar do ranking com 4 Medalhas de Ouro, 1 de Prata e 4 de Bronze conquistadas. Os Países Baixos fecharam a participação na 2ª posição com 2 Ouros, 1 Prata e 1 Bronze. Portugal fecha o pódio, ocupando o 3º lugar entre os 41 Países presentes, com 2 Medalhas de Ouro e 2 de Bronze.





Além de Jorge Fonseca, Hyunji Yoon (-78 kg) e Hayun Kim (+78 kg) da Coreia do Sul, Jesper Smink (-90 kg) dos Países Baixos e Minjong Kim (+100 kg) da Coreia do Sul conquistaram as últimas Medalhas de Ouro da prova.

Creditos de foto: Sabau Gabriela

Quer comentar a notícia que leu?