COMISSÃO DE UTENTES DE MARVILA CONTINUA A RECOLHER ASSINATURAS

Utentes continuam a esperar pelas consultas no exterior

A Comissão de Utentes de Saúde de Marvila (CUSM) continua a recolher assinaturas para pedir melhores condições na nova Unidade de Saúde Familiar de Marvila.

Recorde-se que a comissão de utentes já entregou um abaixo-assinado com cerca de 600 assinaturas no Ministério da Saúde, no passado dia 1 de março. Neste documento, a CUSM pede mais médicos de família, enfermeiros e profissionais. Por outro lado, recorda que mais de metade dos utentes da nova Unidade de Cuidados Saúde Primários de Marvila (UCSPM), “não tem médico de família”.

Na última segunda-feira, dia 13 de março, a CUSM conseguiu recolher mais 52 assinaturas. Até ao momento, o abaixo assinado já reuniu mais 570 assinaturas, que se juntam às 600 iniciais.

Por outro lado, a CUSM recolheu ainda mais 150 assinaturas no domingo, dia 12, “junto dos adeptos que foram assistir ao jogo entre o Oriental e o Futebol de Benfica”, explica a comissão em nota de imprensa.

Utentes continuam a esperar pelas consultas no exterior

Estes utentes pedem ainda a abertura imediata da sala de espera. Deste modo, a CUSM denuncia que grande parte dos utentes desta unidade de saúde, inaugurada em janeiro, é obrigada a esperar por uma consulta no exterior do edifício.

Para a CUSM, os utentes do Centro de Saúde de Marvila estão numa “situação degradante e atentatória da dignidade”. No mesmo sentido, revela que muitos utentes, “sem médico de família”, demoram muito tempo a serem atendidos. Por outro lado, referem ainda que estes cidadãos são obrigados a “vir às seis da manhã e mais cedo”, para conseguir uma consulta de recurso.

Utentes alertam ainda para a necessidade de melhorar as acessibilidades à Unidade de Saúde de Marvila

Por outro lado, a CUSM explica ainda que é “urgente a resolução de vários problemas de acesso e funcionamento da UCSPM”. Neste sentido, pedem o reforço da oferta de transporte público, e a melhoria das condições de acesso para utentes com mobilidade reduzida.

Ao mesmo tempo, solicitam ainda o “reforço da humanização e da eficiência de atendimento de utentes”. Por outro lado, reivindicam uma “melhor organização dos serviços”, onde se inclui “o funcionamento do telefone e e-mail para o contacto não presencial”.


Contudo, para além da entrega do abaixo assinado, a comissão de utentes realizou uma vigília, a 1 de março, em frente ao Centro de Saúde de Marvila, entre as 06h30 e as 08h30. Esta ação, convocada pela CUSM, contou ainda com a presença de eleitos da freguesia, da Câmara Municipal de Lisboa e da Assembleia da República.

“A CUSM e os utentes de Marvila, vão continuar a exigir uma resposta urgente e inadiável”, explica a comissão em nota de imprensa. Para já, a CUSM vai continuar a recolher assinaturas em Marvila e irá realizar uma nova vigília junto do Centro de Saúde no próximo dia 3 de abril.

Por fim, a comissão de utentes explica ainda que “continua a aguardar pelas reuniões solicitadas ao Ministro da Saúde, à ARSLVT e ao coordenador da USM há mais de um mês”.

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