CRACK KIDS TRANSFORMAM CAMPO POLIDESPORTIVO EM CACILHAS

A Câmara Municipal de Almada e a Hoopers, plataforma de comunidade para jogadores e fãs de basquetebol, criaram um projeto de intervenção desportiva e artística, intitulado ‘De volta à base’, e que contou com a participação do coletivo de artistas urbanos Crack Kids e a participação especial de artistas locais, tais como a banda M.A.C (Missão A Cumprir) e o músico Carlão.

Com este projeto, procedeu-se à requalificação desportiva e artística do campo polidesportivo localizado junto à Rua Mário de Sá Carneiro, em Cacilhas. Por este campo, usado diariamente por crianças, jovens e famílias deste bairro, passaram muitas vidas, muitas histórias e muitas viagens.

Entre as pessoas que passaram por este espaço está Francisco Freitas, artista visual mais conhecido por Chikolaev e que é um dos autores deste projeto artístico implantado neste local; e ainda Miguel Negretti, mais conhecido por DJ Glue, membro fundador do coletivo Crack Kids e antigo membro dos Da Weasel, originários de Almada.

“Este projeto é muito especial para nós. As nossas raízes estão ligadas a este espaço. Foi neste campo que crescemos e vivemos a nossa juventude, mas também foi aqui que se despertou o nosso interesse e amor pela vida na rua, pela arte e pelo desporto. Passados tantos anos, termos a oportunidade de voltar aqui e executar este projeto que quer inspirar outros a perseguirem os seus sonhos, é algo extremamente gratificante”, afirma Miguel Negretti, citado em nota de imprensa.

Já para Filipe Pacheco, vereador da autarquia almadense, e citado na mesma nota, explica que “este projeto vem na sequência do trabalho que temos desenvolvido para a recuperação e requalificação de espaços desportivos e de lazer no Município. A história e a dinâmica existente neste local levaram-nos a apostar nesta intervenção, que vai muito para além de uma mera intervenção artística e desportiva, pretendendo inspirar todos aqueles que frequentam este espaço diariamente”.

Para além da Câmara de Almada, o projeto ‘Voltar à base’ contou também com o apoio e participação da JoPinto e da Robbialac, sendo ainda promovido também pela Hoopers, que “continua a trabalhar em prol da comunidade, aproximando-a do espaço público e fomentando o desporto em contexto urbano e informal. Este projeto permitiu-nos ficar a conhecer, mais uma vez, um espaço com uma história incrível, que procurámos potenciar nas suas diversas dimensões”, como explica o responsável da empresa, André Costa.





Para além da intervenção artística, procedeu-se também à recuperação dos equipamentos desportivos existentes no local e na sequência deste projeto, nasceu também o novo single, “De Volta À Base”, produzido pela banda almadense M.A.C (Missão a Cumprir), e que contou com a participação especial do músico Carlão e do DJ Glue.

O espaço já se encontra aberto ao público e, na próxima sexta-feira, dia 9 de setembro, vai receber algumas atividades destinadas à comunidade local, entre as quais o momento da reabertura oficial do espaço à comunidade, às 11h00, e que contará com a presença das entidades envolvidas no projeto, entre os quais os seus promotores, os artistas e os músicos envolvidos.

Quer comentar a notícia que leu?