EDIÇÃO IMPRESSA DE OLHARES DE LISBOA JÁ NA RUA

0

A inauguração da nova unidade de saúde familiar da Alta de Lisboa, que vai servir a população das freguesias de Santa Clara e do Lumiar, assim como a abertura ao público do jardim Ribeiro Telles, na Praça de Espanha, são dois dos múltiplos temas da edição impressa de Olhares de Lisboa, que já se encontra disponível para download.

Nesta edição, em que se noticia a homenagem da Câmara Municipal de Lisboa ao comendador Rui Nabeiro, fundador da Delta Café, «produzimos» dois cadernos especiais sobre as freguesias da Ajuda e do Areeiro.

O presidente da Junta de Freguesia da Ajuda, Jorge Marques, após afirmar que a «pandemia não conseguiu parar a freguesia», reafirmou as suas prioridades: todas com o objetivo de melhorar as condições de vida das pessoas.

O autarca e arquiteto de profissão destaca, em declarações a Olhares de Lisboa, que uma das prioridades da autarquia foi investir na prevenção e no apoio aos ajudenses na mitigação dos efeitos da pandemia sem, no entanto, esquecer as intervenções e as obras no espaço público.

A conclusão, ao fim de 200 anos, das obras do Palácio da Ajuda é um dos temas abordados no caderno especial dedicado à Ajuda, onde são também noticiadas as atividades desenvolvidas em várias associações culturais e desportivas da freguesia e os Bombeiros Voluntários da Ajuda.

Já no caderno especial sobre o Areeiro, Fernando Braamcamp, presidente da Junta de Freguesia do Areeiro, diz que ser autarca na Freguesia que o viu crescer é «um serviço à comunidade, uma missão que muito me orgulha», trabalhando afincadamente para que o Areeiro continue a ser uma referência para a cidade de Lisboa, uma Freguesia cosmopolita, que respeita as tradições e sabe responder aos novos desafios de forma dinâmica e moderna.

As atividades desportivas na freguesia, é um outro tema desta edição. De facto, o Núcleo de Desporto e Associativismo da Junta de Freguesia do Areeiro tem desenvolvido várias iniciativas com o objetivo de fomentar a atividade desportiva para todas as idades. E, mesmo em tempo de pandemia, nunca deixou de apoiar as coletividades desportivas.

Neste momento, o pelouro do Desporto, da responsabilidade do vogal Rodolfo de Castro Pimenta, além de ter parcerias com instituições locais para o desenvolvimento de várias atividades desportivas, vai realizar, no âmbito dos programas Escolinhas de Futebol, uma colónia de férias, com uma componente de lazer e outra desportiva.

Nas páginas dedicadas ao Areeiro, além de se «apresentar» a história da “Mexicana”, do “Aqui Não se Come”, da Dogie Pet Shop e Faros Groumet que chegou ao Areeiro  «fala-se» ainda das atividades e dos apoios desenvolvidos pela Junta de Freguesia junto das pessoas mais carenciadas e, também, dos apoios concedidos ao comércio local.

Descarregue aqui Olhares de Lisboa nº 14 e Leia a edição impressa

Quer comentar a notícia que leu?