EM ABRIL VACINAS VÃO CHEGAR A 100 MIL PESSOAS / DIA

0

Durante o fim de semana, em Portugal, 27 mil professores e funcionários escolares, do pré-escolar e primeiro ciclo foram vacinados com a primeira dose da vacina contra a Covid. Em Lisboa. Fernando Medina garante que mais de 5.500 professores e funcionários foram vacinados.

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, e o coordenador da task force para o plano de vacinação contra a covid-19, vice-almirante Henrique Gouveia e Melo, estiveram no mais recente centro de administração de vacinas de Lisboa, localizado no Pavilhão 3 da Cidade Universitária (entrada junto às piscinas do EUL) para acompanhar o processo de vacinação dos professores e funcionários do pré-escolar e do primeiro ciclo.

Segundo Fernando Medina, no centro de vacinação da cidade universitária, deverão ser vacinados, até domingo, 5500 docentes e não docentes que trabalham em Lisboa.

Destacando a articulação entre os vários profissionais intervenientes na campanha de vacinação, Fernando Medina deixou «uma palavra de reconhecimento e de agradecimento a todos os profissionais: os enfermeiros, os médicos, elementos da Proteção Civil Municipal, bombeiros, todos os voluntários que participam nesta operação conjunta de vacinação de docentes e não docentes das escolas de Lisboa».

Fernando Medina prometeu, por outro lado, «um crescimento substancial da capacidade de vacinação dos atuais oito centros de existentes em Lisboa». Na perspetiva do autarca, em abril, «vai-se entrar numa nova fase de vacinação» e, por isso, os «centros vão crescer, do ponto de vista da sua capacidade».

Fernando Medina garantiu: «as vacinas não vão ficar paradas. Vão ser distribuídas à medida que forem chegando e temos as condições de triplicarmos as vacinações em todos os centros existentes em Lisboa».





Vacinar 100 mil pessoas/dia

Por seu turno, o coordenador da task force para o plano de vacinação contra a covid-19, vice-almirante Henrique Gouveia e Melo, garantiu que, durante este fim-de-semana, vão ser vacinados com a primeira dose da vacina entre 65 e 70 mil professores em todo o país, estimando que o plano de vacinação para docentes e não docentes das escolas até ao ensino secundário deverá ficar concluído até abril, abrangendo cerca de 280 mil pessoas.

O coordenador da ‘task force’ estimou ainda que em abril seja possível vacinar 100 mil pessoas por dia, atendendo às remessas de vacinas que Portugal deverá receber no segundo trimestre.

«Temos o objetivo de vacinar todos os dias 100 mil pessoas e, se vierem mais vacinas, podemos alcançar às 150 mil vacinações/dia afirmou Gouveia e Melo.

O responsável adiantou, por outro lado, que, até hoje (domingo), 80% das pessoas com mais de 80 anos vão ficar vacinadas com a primeira dose, o que «é um critério de sucesso».

«Vamos saltar um fim de semana, o da Páscoa, para nos organizarmos e passarmos, no fim de semana seguinte, de 40 mil para 100 mil por dia», explicou, o que requer um plano organizado com profissionais suficientes, locais de vacinação definidos e «vacinar com rapidez para não acumular vacinas».

«As escolas fazem parte das diferentes soluções que temos de testar e, uma vez testadas, funcionaram muito bem e estão a funcionar muito bem» e isso «dá confiança para termos diversas soluções para escalar o processo, quando assim for necessário, para mais de 100.000 vacinas por dia», concluiu.

A cidade de Lisboa tem atualmente oito centros municipais de vacinação contra a Covid-19, com capacidade para duas mil vacinas diárias.

No primeiro trimestre, Portugal recebeu dois milhões de vacinas, estando previsto, para o segundo trimestre, o país receber nove milhões de vacinas, das quais 1,8 milhões em abril e as restantes nos dois meses seguintes.

#ComércioNaLinhaDaFrente . Serviços e Takeaway

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here