EMBAIXADAS DA DINAMARCA E DA FINLÂNDIA ORGANIZAM AÇÃO DE CAMPANHA PELOS REFUGIADOS UCRANIANOS EM CONJUNTO COM A CÂMARA DE LISBOA

As embaixadas da Dinamarca e da Finlândia, juntamente com a Câmara de Lisboa e a Cruz Vermelha Portuguesa, vão organizar, no próximo domingo, dia 8 de maio, uma ação de consciencialização e de recolha de fundos para os refugiados ucranianos que chegam a Portugal.

A ação vai ter início às 10h30 e está integrada na corrida Vodafone 10km, que faz parte da EDP Meia Maratona de Lisboa. A corrida tem partida na Praça da Portagem da Ponte 25 de Abril e nela vão participar a Embaixadora da Dinamarca em Portugal, Maria Nilaus Tarp, e o presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas.

Maria Nilaus Tarp, citada em comunicado de imprensa, pede a todos que “participem coletivamente nesta corrida. Vistam as cores da Ucrânia e deem visibilidade ao vosso apoio”. Já o presidente da autarquia lisboeta encoraja os cidadãos a participarem ativamente na ajuda aos refugiados ucranianos em Portugal e acrescenta ainda que a Câmara de Lisboa “vai continuar a acolher todos os refugiados ucranianos”.

Já a Embaixadora da Finlândia, Satu Suikkari-Kleven, também se associa à iniciativa e realça o papel da Cruz Vermelha no apoio aos cidadãos ucranianos. Ana Jorge, presidente da Cruz Vermelha Portuguesa, agradece às duas embaixadas por se terem lembrado da instituição para apoiar o evento.

Depois da corrida, ambas as embaixadas vão organizar um encontro no Jardim Vasco da Gama, em Belém, junto ao Pavilhão Sala Thai, às 13h30. Aqui, qualquer pessoa poderá fazer um donativo para apoiar os refugiados ucranianos. Este evento vai ter como convidada de honra a Embaixadora da Ucrânia em Portugal, Inna Ohnivets.

No entanto, os corredores que queiram fazer um donativo poderão também fazê-lo na altura em que levantarem a camisola da corrida no CCB, junto do posto da Cruz Vermelha e da Embaixada da Dinamarca. Após o donativo, é entregue uma recordação do contributo, que pode ser exibido durante a corrida.





Pode também contribuir para esta recolha de fundos através de transferência bancária para o IBAN PT50 0010 0000 3631 9110 0017 4, escrevendo na descrição “DK + nome do doador”.

Quer comentar a notícia que leu?