ESCOLAS DE CARNAXIDE E QUEIJAS PRONTAS PARA O INÍCIO DAS AULAS

O novo ano escolar começa oficialmente na próxima segunda-feira, dia 19 de setembro, embora algumas escolas da freguesia de Carnaxide e Queijas já tenham iniciado a sua atividade durante esta semana.

Para garantir que tudo está em conformidade para o novo ano letivo, a União de Freguesias de Carnaxide e Queijas (UFCQ) realizou algumas intervenções em oito escolas da freguesia, no âmbito da delegação de competências. “Fizemos intervenções, como por exemplo, arranjo de mobiliário, pintura de salas, entre outras”, explicou ao Olhares de Carnaxide e Queijas o presidente desta União de Freguesias, Inigo Pereira.

Ao mesmo tempo, o autarca acrescenta ainda que “ainda estão a ser ultimadas intervenções em algumas escolas, como por exemplo “nas áreas e espaços verdes”, isto é, jardins e zonas arborizadas, mas que “devem ficar concluídas até ao início das aulas”. Por fazer ficou apenas “umas pinturas na Escola Cesário Verde, em Queijas”, mas Inigo Pereira espera a situação fique resolvida “nas férias de Natal”.

Para o presidente da União de Freguesias de Carnaxide e Queijas, as oito escolas da freguesia estão prontas para o início do ano letivo, e, apesar do apoio dado pela UFCQ e Câmara Municipal de Oeiras, considera que “o mais importante é o trabalho realizado pelos professores e Agrupamentos”.

As maiores necessidades dos Agrupamentos de Escolas da freguesia, no seu entender, são “a manutenção das escolas, tanto as novas, como as mais antigas, à espera de reabilitação”, e por isso, a União de Freguesias de Carnaxide e Queijas está em constante articulação com os mesmos, de forma a resolver os problemas o mais depressa possível, “não os deixando acumular”.

Inigo Pereira explica ainda que estas intervenções são feitas de acordo com os pedidos dos Agrupamentos e salienta que o contrato de delegação de competências, formalizado em 2021, trouxe uma “maior proximidade” com os agrupamentos escolares, o que permite “minimizar as dificuldades sentidas pelas escolas”.





“As escolas e a comunidade escolar têm sentido esta mudança e estas melhorias”, acrescenta o autarca, que, nesta quarta-feira, dia 14 de setembro, vai iniciar uma visita a todas as escolas da freguesia, com o objetivo de acompanhar o início do ano escolar e as intervenções que foram realizadas em cada um dos estabelecimentos.

Já o Grupo Wellow, que promoveu uma campanha de recolha de material escolar junto dos seus funcionários, vai entregar, também no mesmo dia, o material angariado à União de Freguesias de Carnaxide e Queijas, que por sua vez, irá entregá-lo a duas instituições de Carnaxide: a Ludoteca da Fundação Marquês de Pombal e o Centro de Apoio ao Estudo da Escola de Boxe António Ramalho. Recorde-se que este grupo, da área dos Recursos Humanos, e em parceria com a UFCQ, promoveu esta campanha durante o mês de agosto e no inicio de setembro.

 

 

 

Quer comentar a notícia que leu?