GRUPO MUSICAL 1º DE DEZEMBRO CELEBROU 107º ANIVERSÁRIO

No dia 1 de dezembro, Dia da Restauração da Independência Nacional, o Grupo Musical 1º de Dezembro celebrou o seu 107º aniversário, com uma sessão solene, exibição de várias modalidades desportivas, designadamente com a organização da 2ª Milha de Queijas.

Em 2022 o Grupo Musical 1º de Dezembro de Queijas, com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras, promoveu, pela segunda vez, a Milha de Queijas, inserida nas Comemorações do 107º Aniversário do Grupo Musical 1º de Dezembro de Queijas e que teve como madrinhas as atletas Naide Gomes e Sandra Teixeira (Sassy). A partida foi feita junto ao Pavilhão Noronha Feiro, em Queijas que, segundo prometeu o vereador de Desporto da Câmara de Oeiras, Pedro Patacho, vai “ser mais utilizado pelo Grupo Musical”.

Fundado em 1915 e sediada na União de freguesias Queijas Carnaxide, o Grupo Musical 1º de Dezembro pretende – segundo explica a presidente Sandra Santos – “dinamizar as nossas atividades junto da comunidade educativa, para que os jovens se interessem pela prática desportiva”.

Com vários projetos «em carteira», esta instituição cultural e desportiva está, “neste momento, a fazer obras para criar um espaço vocacionado para acolher os mais idosos e uma sala dedicada ao ensino da música”, disse a Olhares de Carnaxide e Queijas, Sandra Santos, adiantando que estas atividades serão destinadas, sobretudo, aos jovens, mas podem ser frequentadas por pessoas de todas as idades.

Na sessão solene, em que estiveram presentes o vereador Pedro Patacho, responsável pelo Desporto, Inigo Pereira, presidente da União de Freguesias de Carnaxide e Queijas, e Rui Mourinha, da empresa municipal Oeiras Viva, Sandra Santos agradeceu o apoio que tem sido concedido a esta coletividade pela Câmara Municipal de Oeiras e pela União de Freguesias de Carnaxide e Queijas, lembrando que este clube «tem cerca de 400 atletas dos quais 160 federados no andebol e 100 no atletismo, que, no ano passado, foi criada a primeira equipa feminina e, já este ano, foi criada uma equipa de veteranos e receberam o título de Clube Formador”.

Apesar de se mostrar orgulhosa por todos os sucessos desportivos alcançados, a presidente do Grupo Musical, dirigindo-se diretamente ao vereador Pedro Patacho, adiantou que “é importante para o clube ter mais pavilhões, para terem espaço para crescer e dar uma resposta cabal há procura”.

Atualmente, existem no 1º de Dezembro de Queijas cerca de 400 atletas dos quais 160 federados no andebol e 100 no atletismo, distribuídos por seis modalidades, números que, segundo a presidente de direção, “tem vindo a crescer”.


De momento, o andebol conta com oito escalões (Infantis, Iniciados, Juniores, Juvenis, Minis/Bambis, Séniores e Veteranos). A equipa Sénior «milita» na 2ª Divisão do campeonato nacional. “O Andebol do Queijas, a ‘bandeira’ do clube, tem por base a formação, acompanhando o percurso escolar dos atletas com a evolução pelos escalões de formação, pré-competição, até à competição”, refere a responsável desta coletividade, que já marcaram presença em diversos Campeonatos Nacionais.

Já no atletismo, modalidade lançada no final de 2021, o clube conta com “alguns atletas que ganharam medalhas a nível nacional”, e que participaram em mais de 60 corridas, onde atingiram “algumas classificações de relevo durante a época, nomeadamente o 3º lugar coletivo no Campeonato Regional de Veteranos; e o 4º lugar coletivo no Troféu de Oeiras, onde participaram 86 atletas do clube”, entre outras, entre as quais um campeão Europeu de 200 metros estafetas e ainda um vice-campeão Europeu de 200 metros.

O vereador Pedro Patacho, apos ter realçado as ótimas relações institucionais existentes entre o Grupo Musical e a Câmara Municipal de Oeiras e União de Freguesias de Carnaxide e Queijas, admitiu “que os apoios nunca são suficientes, porque o projeto do 1º de Dezembro é bom, porque tem ideias que querem e colocam em prática. E, portanto, por mais apoio que acha o clube absorve-o todo, visto ter capacidade de trabalho, de realizar e de concretizar”.

Pedro Patacho recordou que a Câmara de Oeiras tem 3 linhas de financiamento de «Apoio ao Associativismo Desportivo», tanto para atividades regulares como para a organização de ações pontuais. Segundo o autarca, um dos programas serve para dar respostas à falta de espaços para as práticas desportivas, para comprar ou substituir equipamentos e também para a aquisição de viaturas de transportes de atletas, estando dotado de um orçamento que passou de 350 mil euros, em 2017, para os 700 mil euros.

Pedro Patacho fez questão de salientar que a atual direção do Grupo 1º de Dezembro recebeu a instituição com vários problemas, designadamente de ordem financeira, mas conseguiu melhorar e resolver muitos dos problemas existentes.

Por outro lado, em relação à falta de pavilhões, Pedro Patacho revelou que a transferência dos pavilhões escolares para a gestão da Câmara Municipal vai permitir resolver muitos problemas. Contudo, alertou, os atuais pavilhões têm uma taxa de ocupação de 100 por cento. “Estamos a trabalhar com os agrupamentos escolares para sabermos quem está a ocupar os pavilhões, porque a prioridade máxima de utilização tem de ser para os nossos clubes e seus atletas”, sublinhou.

Já o presidente da União de Freguesias de Carnaxide e Queijas, Inigo Pereira, que louvou o bom desempenho desportivo dos atletas deste clube, adiantou que o Grupo Musical 1º de Dezembro “pode sempre contar com o apoio da União de Freguesias”.

Segundo Inigo Pereira, dirigindo-se “ao sr. Albertino, que representou a coletividade durante 25 anos”, o Grupo 1º de Dezembro teve um papel importante na vida cultural do território, tendo realizado várias peças teatrais e promovido atividades como o xadrez.

N.R. – Erradamente na notícia anterior sobre o aniversário do Grupo Musical 1º de Dezembro noticiamos que o orçamento para o pelouro desportivo da Câmara de Oeiras era de 700 mil euros. Como é óbvio, essa verba destinava-se apenas a um dos vários programas que a edilidade tem para o desporto. De facto, a Câmara destinou para a área do Desporto, Recreios e Lazer 5.8 milhões de euros.

Artigo atualizado a 05 dezembro 2022

Conheça Aqui os homenageados

Quer comentar a notícia que leu?