LISBOA COMBATE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

0

O vereador da Câmara de Lisboa Manuel Grilo visitou o novo Centro de Atendimento para vítimas de Violência Doméstica e de Género, no Bairro da Liberdade, considerando que esta «é a resposta municipal a este flagelo».

“Lisboa + Igualdade” é o novo espaço municipal de atendimento de vítimas de violência doméstica e de género. Desde a abertura, em setembro, recebeu 50 pedidos de ajuda. A iniciativa, resulta de um acordo entre a Câmara Municipal de Lisboa, a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, através do Observatório Nacional de Violência e Género (ONVG), e a associação “FEM – Feministas em Movimento”, tendo sido criada uma linha de atendimento telefónico a vítimas de violência doméstica, assim como um Gabinete de Atendimento presencial.

Além do apoio às vítimas, o ONVG deverá apresentar em breve um estudo sobre o impacto que a pandemia e o confinamento tiveram no número de casos abusivos registados.

“Esta é uma resposta municipal às necessidades que resultam da pandemia e do reforço ao combate ao flagelo da violência doméstica”, afirmou o vereador dos Direitos Sociais, Manuel Grilo, durante uma visita ao espaço.

O atendimento – através da linha gratuita 800 918 245, de segunda a sexta feira, das 10h às 24h – é reforçado pelo atendimento presencial, com marcação prévia.





Escreva aqui o seu comentário...