LOURES GANHOU PRÉMIO CIDADES EDUCADORAS COM PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

A cidade de Loures venceu o Prémio Cidades Educadoras 2022 com o projeto RiosComVida 360º, que pretende fazer uma viagem virtual de 360° com um guarda-rios. A ideia é dar a conhecer a biodiversidade e a geodiversidade do concelho, bem como outros projetos municipais.

O projeto, apoiado pela Câmara Municipal de Loures, foi escolhido entre 65 projetos concorrentes, oriundos de 53 cidades, sete países e três continentes. A ideia RiosComVida 360 consiste num filme 3D, onde os participantes terão oportunidade de experienciar um voo, onde conseguem ter acesso a três tipos de vistas áreas: uma visão macro da bacia hidrográfica, uma visão intermédia, onde serão abordados os planos e os projetos municipais, e ainda uma visão detalhada ao nível do leito principal das linhas de água, de modo a descobrirem a fauna e flora desses percursos.

Ao mesmo tempo, este projeto apresenta também o Plano Estratégico de Renaturalização das Linhas de Água, bem como outros projetos. O Prémio Cidades Educadoras é promovido pela Associação Internacional das Cidades Educadoras, e tem como objetivo reconhecer e dar visibilidade internacional ao trabalho que as cidades realizam, destacando ao mesmo tempo boas-práticas que podem ser fonte de inspiração para outras cidades.

A quarta edição desta iniciativa dava destaque às políticas e iniciativas municipais que respondam às necessidades de cuidados numa perspetiva do ciclo vital; às políticas municipais inovadoras que se comprometem a colocar os cuidados como um eixo de transformação socioeconómica na perspetiva da economia feminista; e às iniciativas municipais que promovam a educação em torno da eco dependência e que promovam formas saudáveis de habitar a cidade e que sejam ao mesmo tempo respeitosas para com a biodiversidade do município e sua envolvente.

O júri era composto por especialistas representantes do Comité Executivo da Associação Internacional das Cidades Educadoras e de Cidades e Governos Locais Unidos. Para além do projeto RiosCom Vida, foram também distinguidos os projetos de boas-práticas Refúgios Climáticos nas escolas, de Barcelona (Espanha) e Bordando Resistências: Bordadeiras de Alto Alegre, Horizonte (Brasil).

A cerimónia de entrega dos prémios será no dia 28 de outubro, em Andong (República da Coreia), no âmbito do Congresso Internacional de Cidades Educadoras 2022.






Quer comentar a notícia que leu?