LOURES LANÇOU LIVRO PARA QUE NINGUÉM ESQUEÇA TRABALHADORES ESSENCIAIS

0

A Câmara de Loures lançou na passada, sexta-feira, um livro de fotografias, «Os Essenciais» que pretendeu homenagear os trabalhadores que tiveram um papel ativo no combate a covid-19, para que, daqui a cinco, dez anos, toda a gente possa saber que houve um esforço enorme de muitos trabalhadores para responder à pandemia.

A Câmara Municipal de Loures apresentou, dia 14 de maio, pelas 18 horas, no Pavilhão Paz e Amizade, em Loures, o livro Os Essenciais, numa cerimónia de homenagem aos trabalhadores de diferentes áreas de atividade que ajudaram a combater a pandemia e mantiveram o país a funcionar durante o último ano.

O livro reúne fotografias dos profissionais da saúde e da segurança, mas também de trabalhadores de muitos outros setores públicos e privados, como os transportes, a distribuição e o fornecimento de alimentos, as áreas sociais, a limpeza urbana, entre outros, e pretende ser um testemunho para o futuro, para que ninguém se esqueça da importância que estas pessoas tiveram na continuação da vida em comunidade.

Segundo explicou à agência Lusa o presidente da Câmara Municipal de Loures, Bernardino Soares, «trata-se de um testemunho para o futuro porque, provavelmente, quando ultrapassarmos em definitivo esta questão da pandemia já ninguém se irá lembrar da importância que estas pessoas tiveram na continuação da nossa vida. Muitas destas funções têm de ser valorizadas».

Nesse sentido, o livro contém fotografias não só de trabalhadores «das áreas mais óbvias», como os profissionais de saúde ou de segurança, mas também de setores como o fornecimento de alimentos, transportes públicos e áreas sociais. «Queremos, com esta publicação, que daqui a cinco, dez anos, toda a gente possa constatar que houve aqui um esforço enorme de muitos trabalhadores para responder a esta pandemia», sublinhou o autarca.

Contudo, devido às restrições impostas pela pandemia, a cerimónia teve um número limite de participantes, pelo que a iniciativa foi transmitida em direto no canal do Município de Loures no Youtube.


Quer comentar a notícia que leu?