LUANA AJUDOU CARLOS MOEDAS A ACENDER LUZES DE NATAL

0

Ontem, pelas 18H30, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, acompanhado pela pequena Luana, uma das crianças que visitou, à tarde, os Paços do Concelho, ativou o botão simbólico do início das iluminações de Natal na capital e que se irão manter acesas até ao Dia de Reis (6 janeiro).

Acenderam-se ontem as iluminações de Natal nas principais zonas de Lisboa. Com 30 metros de altura, a árvore de Natal da Praça do Comércio dá luz a um dos lugares mais emblemáticos da cidade. Carlos Moedas, presidente da Câmara de Lisboa, ajudado pela pequena Luana, acendeu as «luzes que são um sinal de alento e de esperança dos lisboetas em ultrapassar esta nova fase da pandemia».

Sempre acompanhado pela pequena Luana, Carlos Moedas afirmou «é com alegria que vejo a cidade recuperar o seu espírito natalício e de união». Com uma atitude positiva, os lisboetas vão combater esta nova fase pandémica com responsabilidade, cumprindo as normas e regras emanadas pela DGS.

Estas luzes, segundo Carlos Moedas, «também são de esperança para os comerciantes», que «bem precisam deste Natal» para superarem algumas dificuldades que estão a viver. O presidente da Câmara prometeu ainda «fazer tudo o que lhe for possível para evitar que a economia volte a fechar»

As luzes nos principais locais da cidade alcançam um total de 210 quilómetros, o equivalente a 95 pontes 25 de Abril. A iluminação, que se manterá até ao Dia de Reis, 6 de janeiro, conta com mais de 2 milhões de lâmpadas LED, as quais, segundo a Câmara Municipal de Lisboa, permitem uma poupança de energia de aproximadamente 80%.

Crianças recebidas nos Paços do Concelho




Por outro lado, durante a tarde a Câmara Municipal de Lisboa recebeu a visita de duas turmas de alunos do 3º e 4º ano de escolaridade, num total de 43 crianças, da Escola Básica Maria Barroso que expressaram as suas ideias relativamente aos direitos que devem ser dados às crianças.

A ação realizou-se no Salão Nobre dos Paços do Concelho e teve como objetivo valorizar a cidadania ativa e permitir que as crianças ganhem autonomia e exerçam os seus direitos. Pretende também reforçar o compromisso do Município de Lisboa com os direitos das crianças, envolvendo-as nos assuntos que afetam diretamente as suas vidas.

Integrada na iniciativa dinamizada pela UNICEF Portugal intitulada “Tenho Voto na Matéria”, à qual Lisboa se associou na qualidade de Cidade Amiga das Crianças, esta iniciativa contou com a presença dos vereadores Laurinda Alves, com o pelouro dos Direitos Humanos e Sociais, Cidadania e Juventude, e de Diogo Moura, com o pelouro da Educação.

Lista de locais para 2021 da iluminação de Natal promovida pela Câmara Municipal de Lisboa e União das Associações de Comércio e Serviços (UACS):

Praça do Marquês de Pombal, Av. da Liberdade, Praça dos Restauradores, Praça do Rossio – fachadas + arco da bandeira + arvores, Praça do Rossio – pinheiro 15m Rua do Ouro, Rua Augusta , Rua da Prata, Praça do Comércio – fachadas, Praça do Comércio – Pinheiro 30m, Rua do Carmo, Rua Nova do Almada, Rua Garrett, Largo do Chiado, Largo de Camões – “Mundo” + letreiro + arvores, Av. Fontes Pereira de Melo, Av. da República, Praça de Londres, Av. de Roma, Av. João XXI, Av. Almirante Reis / Rua da Palma, Rua D Duarte, Av. Guerra Junqueiro,  Praça de Alvalade, Av. da Igreja, Largo do Calvário, Praça Duque de Saldanha, Rua D Pedro V, Rua da Escola politécnica, Jardim França Borges (Príncipe Real),   Rua da Misericórdia, Rua de Belém, Rua dos Fanqueiros, Rua Ferreira Borges, Rua Morais Soares, Rua Pascoal de Melo, Rua Castilho, Praça do Município – Câmara + fachadas + pelourinho, Av. do Uruguai, Praça do Chile, Praça da Figueira, Largo do intendente Pina Manique, Av. Grão Vasco, Photo Opportunity – Jardim da Parada, Photo Opportunity – Jardim junto à Av. da igreja, Photo Opportunity – Jardim junto à Rua Vieira Portuense, Photo Opportunity – Largo em frente à Estação do Oriente,  Photo Opportunity – zona pavimentada da Ribeira das Naus,  Photo Opportunity – Jardim do Campo Pequeno

Destes locais, os seguintes apenas estarão ligados à rede nos próximos dias (embora alguns já fiquem hoje a funcionar parcialmente): Praça do Município; Rua da Prata; Rua Almirante Reis,  Avenida da Igreja, Avenida Fontes Pereira de Melo, Avenida João XXI, Avenida Guerra Junqueiro, Avenida da Igreja, Avenida de Roma, Avenida da Républica, Avenida do Uruguai,  Rua Pascoal de Melo

 

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here