MAIS DE MIL ATLETAS MARCARAM PRESENÇA NA CORRIDA DE SÃO SILVESTRE DOS OLIVAIS

A freguesia dos Olivais, no concelho de Lisboa, recebeu, na passada sexta-feira, dia 30 de dezembro, a 33ª edição da São Silvestre dos Olivais, corrida mais antiga da capital. Esta prova contou com a presença de mais de mil atletas, e onde se sagraram vencedores Gonçalo Casimiro (Casa do Benfica de Faro) e Bárbara Neiva (SL Benfica).

A corrida principal de 10 quilómetros teve início pelas 21h00, junto à Junta de Freguesia dos Olivais e terminou, como habitualmente no ginásio GO Fit (Complexo Desportivo dos Olivais) onde decorreu a entrega de prémios.

Gonçalo Casimiro, vencedor masculino, cortou a meta em 32 minutos e 23 segundos, seguindo-se Nuno Carraça (Run Tejo), que terminou a prova em 32 minutos e 28 segundos. Leandro Monteiro (Sporting CP), fechou o pódio masculino com o tempo de 32 minutos e 43 segundos.

Para o vencedor, ganhar a São Silvestre dos Olivais “foi espetacular. É uma prova dura, mas vinha com a lição bem estudada. Sabia que tinha de gerir até aos cinco quilómetros e que depois a prova começava a endurecer. Fui-me sentido bem, devido às minhas características, sabia que conseguia ser rápido no final. Esperei até aos 500 metros e a partir daí sprintei e só parei na meta.”

Já no escalão feminino, Bárbara Neiva, do SL Benfica, foi a primeira a terminar os 10 quilómetros do percurso, em 37 minutos e 36 segundos. Seguiram-se Sara Batista (37’59’’) e Miriam Martins (41’31’’), ambas dos Ingleses FC. Para a atleta vencedora, citada em nota de imprensa, este é “um percurso difícil, principalmente as subidas, mas que se adapta bem a mim. Senti-me bem e estou muito feliz por ter sido a vencedora.”

O evento voltou a contar com o apoio do GO Fit, pelo oitavo ano consecutivo, e foi apadrinhado por Domingos Castro, que teve quatro participações em Jogos Olímpicos, tendo conquistado o quarto lugar na competição de 1988, em Seoul 88, e ainda o título vice-campeão mundial 5000m em 1987, em Roma.

Antes da prova principal, realizou-se, pelas 19h00, a Mini São Silvestre, com1200 metros, e destinada aos escalões mais jovens, bem como uma homenagem a Luís Jorge Silva, antigo vogal do Desporto e Juventude da freguesia dos Olivais. Pelas 21h00, após o início da corrida principal, decorreu, em simultâneo, a habitual caminhada, com quatro quilómetros.


Para além das medalhas aos vencedores da prova, foram ainda sorteadas, pelo GO Fit, duas consultas de nutrição, quatro mensalidades e ainda dois trimestres grátis no Centro Desportivo dos Olivais. Estes ofertas foram sorteadas aleatoriamente, entre todos os participantes da São Silvestre, prova que é organizada pela Junta de Freguesia dos Olivais, em parceria com os Ingleses Futebol Clube e Câmara Municipal de Lisboa, contando ainda com a organização técnica da WeRun.

Quer comentar a notícia que leu?