MARTA CRAWFORD PROMOVE CONVERSAS SOBRE SEXO ESTE SÁBADO NO MUSEX

Este sábado, dia 3 de dezembro, Amor Veneris – Viagem ao Prazer Sexual Feminino promove, às 15h00, a terceira roda de conversas informais sobre sexualidade, com Marta Crawford, fundadora do Musex, situado no Palácio Anjos, em Algés.

A conversa tem entrada gratuita, limitada à lotação da sala. Contudo, para entrar, é necessário comprar um bilhete para a exposição e levantar uma senha na bilheteira do Palácio Anjos, a partir de uma hora antes do início da conversa. Pelas 18h00, haverá uma visita pop-up da artista Susana Mendes Silva à sua obra “Imprudente”.

Esta faz parte do projeto “The Bedside Project” (2020), da autoria do escultor Pedro Valdez Cardoso, no qual diversos artistas são convidados a preencherem uma gaveta de uma mesa de cabeceira. Susana Mendes Silva, artista plástica, performer e professora, escolheu a flor Cymbidium, feita em plasticina cor de rosa, que pertence à família das orquídeas, uma flor associada a feminilidade, sedução e sensualidade, qualidades enaltecidas pela presença dos lábios e da língua, sendo que dos lábios-vulvas sai o clitóris-língua.

O trabalho de Susana Mendes Silva conta com obras cujas referências históricas e políticas se materializam em exposições, ações e performances, através dos mais diversos meios de produção, abordando a sua intimidade psicológica e a sua voz, que convocam e reativam a memória dos espectadores.

Já as conversas “Vamos falar de sexo?” é um conjunto de conversas informais, orientadas pela sexóloga Marta Crawford, e onde os participantes podem conversar de forma livre e descontraída sobre dúvidas, questões ou ansiedades relativamente à sexualidade e a relacionamentos. Os temas de cada roda de conversa serão sugeridos no início de cada sessão pela orientadora e decididos com os participantes.

Marta Crawford é psicoterapeuta, terapeuta sexual e familiar, fundadora e diretora do Musex e curadora da exposição Amor Veneris – Viagem ao Prazer Sexual Feminino. Anteriormente, apresentou vários programas televisivos sobre temáticas da sexualidade, como o AB Sexo (2005) e o Aqui Há Sexo (2009), tendo sido ainda autora dos livros Sexo sem Tabus (2006), Viver o Sexo com Prazer – Guia da Sexualidade Feminina (2008) e Diário Sexual e Conjugal de um Casal (2011). Foi também coautora do podcast Muito Mais do Que Sexo (2022) e em 2016, apresentou o programa 5 Para a Meia-Noite.

Amor Veneris – Viagem ao Prazer Sexual Feminino é uma exposição idealizada por esta, contando com a sua curadoria, juntamente com Fabrícia Valente. É a primeira exposição do MUSEX – Museu Pedagógico do Sexo, realizada com o apoio do Município de Oeiras, e a mesma enaltece o tema Amor Veneris (clitóris), numa perspetiva artística e científica, procurando promover uma experiência pedagógica, provocadora e irreverente sobre este tema, abordando ainda assuntos como o prazer sexual feminino e a sexualidade feminina, incidindo em temas como o consentimento e o não consentimento, entre outros.


Ao mesmo tempo, esta exposição conta com a cenografia d’Os Espacialistas e obras de diversos artistas tais como Alice Geirinhas, Álvaro Leite Siza, Ana Mendieta, Ana Rito, entre outros, e ainda com obras inéditas de Ana Pérez-Quiroga, Ana Rocha de Sousa, Error-43 e da perfumista Cláudia Camacho, contando ainda com várias instalações interativas de carácter lúdico-pedagógico referentes ao funcionamento do cérebro e aos seus sentidos.

Quer comentar a notícia que leu?