NATAL EM LISBOA | INAUGURAÇÃO DAS ILUMINAÇÕES NATALÍCIAS

0

Eram 18 horas em ponto quando o presidente da Câmara de Lisboa carregou no comando que ligou as 2.150.000 luzes led que, este ano, fazem parte da iluminação decorativa natalícia da capital.A cerimónia de inauguração da iluminação decorativa ficou marcada pelo lançamento de fogo de artifício.

Este ano, como foi referido pelo autarca, 43 ruas, praças, jardins e edifícios da capital vão ser iluminadas com recurso mais de milhões de lâmpadas de baixo consumo, o que dará um aforro energético na ordem dos 80 por cento. Cerca de 5.500 peças iluminativas e decorativas fazem parte das iluminações natalícias.

Assim, na Praça dos Restauradores está instalado uma bola gigante (com 6 metros de altura e iluminada por cerca de 21 mil lâmpadas) que pode ser visitada e vivida no seu interior. Na Praça de Camões, está instalado um enorme Pai Natal, que fará as delícias dos miúdos e graúdos. No Rossio repete-se a tradicional iluminação das fachadas dos edifícios com panos verticais de luz e um pinheiro de Natal com 15 metros de altura. Já na Praça do Comércio também se repete as iluminações das fachadas dos edifícios e um pinheiro com mais de 30 metros altura e iluminado por mais de 53 mil lâmpadas.Segundo Fernando Medina, as iluminações de Natal e toda a programação cultural e recreativa das festividades natalícias implicaram um investimento de 800 mil euros. Este ano, a grande novidade anunciada pelo autarca prende-se com a realização de um concurso de montras de Natal em 46 estabelecimentos comerciais. Com este concurso, o autarca pretende levar as pessoas a realizarem as suas compras no comércio local.

Em termos de programação cultural, o edil anunciou a realização de vários concertos nas igrejas lisboetas, nomeadamente a do Alto do Lumiar, Nossa Senhora do Amparo e de São Pedro de Alcântara.

Mas, como o Natal é especialmente para as crianças, este ano vai realizar-se uma ópera para çriancas e várias actividades infantis como, por exemplo, aprenderem a construir uma árvore de natal romana.

Na passagem do ano vai, como já vem sendo tradição em Lisboa, um mega-concerto que está a ser organizado pelo músico André Sarney e que conta com a participação dos mais importantes artistas portugueses.





O fogo de artificio

 

Ruas iluminadas em 2018

  1. Avenida da Liberdade
  2. Largo de Camões
  3. Largo do Chiado
  4. Praça Marquês de Pombal
  5. Praça do Comércio
  6. Rossio Fachadas
  7. Teatro D Maria
  8. Rossio Árvores
  9. Rua Augusta
  10. Rua da Prata
  11. Rua do Carmo
  12. Rua do Ouro
  13. Rua Garret
  14. Rua Nova do Almada
  15. Rossio – Pinheiro
  16. Avenida Almirante Reis
  17. Avenida da República (Árvores)
  18. Avenida da República (Volumes)
  19. Av. Fontes Pereira de Melo
  20. Av. Guerra Junqueiro
  21. Av. da Igreja
  22. Av. João XXI
  23. Av. de Roma
  24. Largo do Intendente Pina Manique
  25. Praça do Chile
  26. Praça de Alvalade
  27. Praça Duque de Saldanha
  28. Praça da Figueira
  29. Praça de Londres
  30. Praça Martim Moniz
  31. Praça do Principe Real
  32. Rua Castilho
  33. Rua D. Pedro V
  34. Rua da Escola Politécnica
  35. Rua de Belém
  36. Rua da Misericórdia
  37. Rua dos Fanqueiros
  38. Rua Ferreira Borges
  39. Rua Morais Soares
  40. Praça dos Restauradores
  41. Praça do Município
  42. Praça Duque de Saldanha
  43. Praça comércio – Pinheiro 30m

Escreva aqui o seu comentário...