Nona edição da Festa do Livro da Amadora celebra 45º aniversário de elevação a concelho

A Festa do Livro chega à Amadora em Setembro, de 13 a 15 de setembro, na Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos. Além da habitual feira, no Auditório Rogério Rodrigues, a programação inclui ainda workshops, conversas, um espectáculo, um podcast e um jantar literário. Esta iniciativa está integrada o programa das comemorações do 45º Aniversário do Município da Amadora, que foi o primeiro concelho a ser criado após o 25 de Abril de 1974, deixando de ser nessa data uma freguesia do Concelho de Oeiras, ao qual pertencia desde 1916.

De 13 a 15 de setembro realiza-se a 9.ª edição da Festa do Livro, na Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos, com várias atividades para todas as gerações como debates, workshops, bem como uma feira do livro.

Entre as atividades destaca-se a já habitual Feira do Livro que irá estar em permanência no Auditório Rogério Rodrigues, onde poderão adquirir obras de todos os convidados que farão parte da Festa.

O primeiro dia, que inicia a 13 de setembro, foca-se na celebração dos 50 anos do 25 de Abril de 1974, iniciando-se com uma Conversa com Ana Markl, autora de uma obra infantojuvenil sobre a memória da Revolução dos Cravos. A tarde segue ainda com uma Mesa de Debate sobre a Criatividade e Humor em Tempos de Censura, que contará com a presença de Rui Cardoso Martins e Rita Taborda Duarte, com moderação de Sara Figueiredo Costa, seguido de um apontamento musical a cargo de Miguel Berkeimer.

Dia 14 tem atividades ao longo de todo o dia. A Cerimónia de Entrega do Prémio Literário anual do Município (Prémio Literário Orlando Gonçalves) arranca o segundo dia de Festa às 11h30. Segue-se o Ateliê de Escrita Fantástica dinamizado pela autora M. G. Ferrey que acontece às 14h00 e antecede as duas mesas de debate que se irão realizar ao longo da tarde: Mesa de Debate sobre Literatura Jovem Adulto com Daniela Rebocho e Diogo Simões; e Literatura e Redes Sociais com Bruno Leão e Filipa Fonseca Silva.

Este dia dedicado ao público mais jovem culmina com a segunda edição da Amadora YA Book Party, às 19h00, um momento de convívio para os jovens amantes da literatura, especialmente dos livros young adult, com atividades focadas na temática dos livros e universos associados, um espaço com música, comida e muita animação.

O último dia de Festa está reservado para o habitual Ateliê de Banda Desenhada, dinamizado pela autora Joana Rosa. Da parte da tarde acontecerão novamente duas mesas de debate: Banda Desenhada com dois nomes de força na Banda Desenhada no feminino, nomeadamente Filipa Beleza e Joana Afonso; mesa de Literatura Lusófona Atual com os escritores brasileiros Rafael Gallo e Tatiana Salem Levy; e um episódio especial do podcast de Mariana Alvim, «Vale a Pena», gravado ao vivo e que terá como convidado Vítor Martins.


É ainda de destacar o «Jantar Mistério» às 20h00 no domingo dia 14, que este ano adotará um formato mais interativo, em que os participantes encarnarão personagens do livro de Mafalda Santos, dando-lhes vida ao contracenar com os restantes. Um jogo que será desempenhado pela própria autora, que nessa noite será também ela uma personagem.

45 anos de concelho

Esta festa do livro está integrada nas comemorações do 45º aniversário da elevação da freguesia da Amadora a concelho. Criado em 11 de setembro de 1979, o Município da Amadora foi o primeiro a ser criado após o 25 de Abril de 1974, deixando de ser nessa data uma freguesia do Concelho de Oeiras, ao qual pertencia desde 1916.

Na altura da sua criação, o Município dividia-se em oito freguesias: Alfragide, Brandoa, Buraca, Damaia, Falagueira-Venda Nova, Mina, Reboleira e Venteira.

Já em 1997, este número elevou-se para 11 freguesias, com a criação das novas freguesias de Alfornelos e São Brás, tendo a freguesia da Falagueira-Venda Nova se dividido em duas: Falagueira e Venda Nova.

Outrora considerada um dormitório, a Amadora passou por um processo de autonomização em relação à Capital, que culminou na criação gradual de uma vida própria. Atualmente, o Município encontra-se dotado de diversos equipamentos culturais, desportivos e serviços públicos ao dispor da população.

Os investimentos na habitação, na educação e na rede viária do Município são polos de desenvolvimento e de investimento no futuro desta jovem cidade, cujos objetivos se prendem com a melhoria do bem-estar e das condições de vida da população que escolheu esta Cidade para viver e trabalhar.

Quer comentar a notícia que leu?