ODIVELAS CELEBRA DIA MUNDIAL DA ÁRVORE

0

Odivelas está a comemorar o Dia Internacional das Florestas, também conhecido por Dia Mundial da Árvore, com a plantação de árvores em várias freguesias do concelho. Neste ano de 2021, pretende-se valorizar a importância da ação para a recuperação das florestas.

A Câmara Municipal de Odivelas assinalou hoje, 22 de março, o Dia Internacional da Floresta e o Dia Mundial da Árvore, com uma plantação simbólica de árvores em quatro freguesias do concelho, nomeadamente na Rua Monte Verde, Bairro Monte Verde, Caneças; Rua Cidade de Loures, Pontinha; Av. Severiano Pedro Falcão (junto ao Strada Outlet), Odivelas; e estacionamento da Rua 4 de Outubro (junto à Carceluz), Póvoa Santo Adrião.

Esta iniciativa, que contou com a presença da vereadora do Ambiente da Câmara Municipal de Odivelas, Mónica Vilarinho, e dos presidentes das Juntas de Freguesia, serve para consciencializar as pessoas sobre a importância que os biomas florestais possuem para o sustentamento da vida em todo o planeta e criar os chamados «espaços verdes».

Para celebrar a data, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) disponibilizou 50 000 árvores autóctones produzidas nos seus viveiros, gratuitamente, aos cidadãos e proprietários rurais que desejem fazer plantação nas suas propriedades.

As espécies disponíveis para recolha são: medronheiros, sobreiros, azinheiras, pinheiros mansos, alfarrobeiras, romãzeiras, castanheiros, amieiros, e ainda outras.

A primeira iniciativa em torno da árvore e da floresta começou em 1872, no Nebrasca (EUA). Desde então, são muitos os países que se têm associado a esta iniciativa, tendo a primeira «Festa da Árvore» sido comemorada em Portugal em 1907, celebração que em 1971 se passou a chamar «Dia Mundial da Floresta», com o objetivo de sensibilizar as populações para a importância da floresta.




A 30 de novembro de 2012, a Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou uma resolução que declara o dia 21 de março como o Dia Internacional das Florestas, mais comummente designado como o Dia Mundial da Árvore e da Floresta

 

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here