Odivelas vai ser a Cidade Europeia do Desporto em 2020. Para trás ficaram as cidades de Anadia e Penafiel que também competiam pelo título.Apesar de o anúncio oficial só acontecer na sexta-feira, 18 de Janeiro, já está confirmado: Odivelas (distrito de Lisboa) venceu a candidatura a Cidade Europeia do Desporto 2020. Desta forma, Odivelas vai ter a tarefa de promover mais eventos ligados à prática desportiva e com qualidade.

Em 2018 a distinção pertenceu a Braga, que organizou mais de 500 iniciativas – entre eventos amadores e competitivos, nacionais e internacionais. O sucesso foi tão grande que Braga recebeu o prémio de Melhor Cidade Europeia do Desporto em toda a Europa.A candidatura de Odivelas a Cidade Europeia do Desporto 2020 foi oficialmente apresentada na noite de 29 de Junho numa cerimónia promovida pela Câmara Municipal no Pavilhão Multiusos de Odivelas.

A cerimónia teve início com a entrega de um Certificado pelo Presidente da Associação Portuguesa das Cidades Europeias do Desporto, Nuno Santos, ao Presidente da Câmara Municipal de Odivelas, Hugo Martins, formalizando assim a candidatura de Odivelas.

Na altura, mais de 1.000 atletas realizaram demonstrações de diversas modalidades, demonstrando a dinâmica desportiva e o verdadeiro impacto social e humano, de integração, de multiculturalidade e de solidariedade neste território.

Na cerimónia foi, também, apresentada a mascote – o Dinis, um urso que faz parte da lenda que está na origem da construção do Mosteiro de Odivelas pelo Rei D. Dinis.

No Concelho de Odivelas existem mais de 70 clubes e associações, 178 equipamentos desportivos e 78 mil praticantes, destacando-se, entre eles, 18 mil crianças e jovens e mais de 3 mil seniores em programas regulares de atividade desportiva. Todos juntos, a apoiar esta candidatura que nos orgulha e que demonstra diariamente a energia dos mais de 156 mil residentes neste concelho.

Atualização

É oficial: Odivelas eleita Cidade Europeia do Desporto em 2020!

 

Quer comentar?

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.