ODIVELAS FOMENTA LEITURA E PROMOVE CINEMA

0

Odivelas fomenta a cultura e, por isso, vai realizar uma parceria com o Plano Nacional de Leitura 2027 para promover a leitura e está a realizar o ciclo «Cinema ao Luar» que todos os anos leva, a vários pontos do concelho, grandes filmes de sucesso nacional e internacional.

A Câmara Municipal de Odivelas e o Plano Nacional de Leitura (PNL2027) assinaram um Acordo de Parceria com o objetivo de estabelecer as modalidades de cooperação e os termos de implementação de um Plano Local de Leitura no Município, tendo sempre em consideração que a leitura é fundamental para garantir o acesso de todos ao conhecimento e ao enriquecimento cultural.

Assim e tendo em vista a promoção da leitura, a Câmara Municipal de Odivelas irá implementar um Plano Local de Leitura dirigido aos públicos infantis, juvenis e adultos, colocando os recursos do Município ao serviço de agentes locais, promovendo candidaturas, prémios, conferências, entre outras iniciativas com impacto nos níveis e práticas de leitura dos odivelenses, em colaboração com as entidades parceiras do PNL2027.

Para além de assegurar o apoio técnico e logístico à implementação das atividades, a Câmara Municipal de Odivelas vai envolver as famílias e reforçar parcerias com instituições educativas, formativas e sociais, designadamente bibliotecas, museus, creches, jardins de infância, escolas, universidades, centros culturais, centros de formação profissional, Instituições Particulares de Solidariedade Social, associações desportivas, recreativas e culturais, associações de pais e de alunos, entre outros organismos.

Do ponto de vista da autarquia, esta é mais uma importante medida de literacia desenvolvida por Odivelas, enquanto Concelho Educador, para garantir uma comunidade mais livre e mais cidadã, com participação cívica, espírito crítico e acesso democrático.

Cinema ao Luar até 4 de outubro





Por outro lado, e ainda na área cultural, já esta a decorrer, desde 4 de setembro, o «Cinema ao Luar» que todos os anos leva uma tela gigante a vários pontos do Concelho, onde são projetados grandes filmes de sucesso nacional e internacional.

A edição deste ano prolonga-se até ao dia 4 de outubro, tendo como novidade o «Snack do Cinema» explorado pelas seguintes associações do concelho: Associação dos Amigos de Caneças; Associação Tira-me da Rua; Associação Kultural Momentos e Sabores de Odivelas, e Associação dos Moradores das Colinas do Cruzeiro.

Com entrada livre e uso de máscara obrigatório, o «Cinema ao Luar» realiza-se todas as sextas-feiras e sábados, às 21h30.

Programa:

Ringue de Futebol (Olival Basto)

11 setembro: 1917 – M/14

12 setembro: Justin e a Espada da Coragem (VP) – M/6

Jardim da Música (Odivelas)

18 setembro: Amália, O Filme – M/12

19 setembro: Upsss… Lá Se Foi A Arca! (VP) – M/3

Parque Multidesportivo Naíde Gomes (Odivelas)

25 setembro: Knives Out: Todos São Suspeitos – M/12

26 setembro: Assalto ao Poder – M/14

2 outubro: Variações – M/12

3 outubro: Trouble: Aventura na Cidade (VP) – M/6

4 outubro: The Gentlemen: Senhores do Crime (Domingo) – M/16

Escreva aqui o seu comentário...