OEIRAS ANTECIPA ÉPOCA BALNEAR E JÁ TEM PRAIAS VIGIADAS AOS FINS DE SEMANA E FERIADOS

Praias de Oeiras certificadas com Bandeira Azul

As praias do concelho de Oeiras vão passar a estar vigiadas aos fins de semana e feriados, até 1 de junho. É nesta data que arranca oficialmente a época balnear. A decisão prende-se com as elevadas temperaturas que se têm feito sentir nos últimos dias.

Desta forma, a Câmara de Oeiras antecipa a época balnear e, por isso, haverá quatro praias vigiadas já a partir do próximo fim de semana, dias 6 e 7 de maio. Assim, as praias da Torre, Santo Amaro, Paço de Arcos e Caxias vão ter nadadores-salvadores aos fins de semana e feriados, entre as 9H00 e as 19H00.

Em comunicado, a Câmara de Oeiras explica que esta medida surge para garantir vigilância e maior segurança nas praias do concelho. Contudo, a autarquia apela aos banhistas que tenham cuidado ao ir à água e que respeitem as indicações dadas.

Por outro lado, mesmo com a presença dos nadadores-salvadores, a ida à água deve ser realizada de forma cautelosa, acrescenta a CMO, explicando que, atualmente, o “mar ainda é de inverno”. Em caso de dúvida, os banhistas devem pedir orientações ao nadador salvador.

Nos dias em que as praias estão sob vigilância, a população não deverá afastar-se da linha de costa. Já na ausência dos nadadores salvadores, não é aconselhável nadar em áreas não vigiadas. Por fim, a autarquia apela ainda que se evite entrar na água após ingestão de alimentos ou bebidas alcoólicas.

Praias de Oeiras certificadas com Bandeira Azul

Em 2022, a época balnear em Oeiras decorreu de 1 de junho a 30 de setembro. Ao mesmo tempo, foi ainda o único município da Área Metropolitana de Lisboa (AML) com todas as suas praias oficiais certificadas com Bandeira Azul. Na mesma altura, foram apresentadas novidades ao nível dos equipamentos de apoio aos banhistas, bem como mais estacionamento e a garantia de um serviço de limpeza de excelência.

A Polícia de Segurança Pública (PSP), a Polícia Marítima e a Polícia Municipal garantiram a segurança das praias. Por fim, a autarquia apresentou também o Programa Praia Acessível, que esteve disponível em Santo Amaro e ainda a iniciativa Bibliotecas de Praia.

 


Quer comentar a notícia que leu?