OEIRAS CELEBRA O 25 DE ABRIL COM CULTURA

0

As celebrações do 25 de Abril em Oeiras começam com uma mensagem do presidente da Câmara, Isaltino Morais, e vão continuar com atuações e intervenções de artistas e poetas nas redes sociais da autarquia.

Sérgio Godinho, Paulo de Carvalho, José Fanha, Bárbara Tinoco, Elisabete Matos, Kátia Guerreiro, Mário Laginha e Nicolau Santo são alguns dos nomes que vão passar pelos «palcos» das redes sociais da Câmara Municipal de Oeiras para «cantarem» a revolução de abril.

Desta forma, Oeiras vai celebrar o 25 de Abril, a liberdade e a cidadania em democracia com um programa que será apresentado on-line, através das redes sociais, para o qual foi convidado um conjunto de criadores e artistas portugueses, que se juntam ao município para celebrar esta data através da cultura.

Segundo um comunicado da autarquia, «a cultura, o património e as artes, dão a cada comunidade o cimento que nos liga. Neste momento singular da nossa história pessoal e coletiva, Oeiras, com o contributo essencial de criadores e artistas das várias gerações, oferece aos munícipes e aos cidadãos em geral este programa, que começará na noite do dia 24 de abril, às 23:00, e que se prolongará pelo dia 25».

As comemorações começam, no dia 24, com uma mensagem do presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, a que se seguirá  Paulo de Carvalho, cuja canção “E Depois do Adeus”, interpretada por Paulo de Carvalho, com letra de José Niza e música de José Calvário, serviu de primeira senha para os  militares do MFA (Movimento das Forças Armadas) estarem a postos.

Bárbara Tinoco, uma jovem voz nascida no pós-25 de Abril, invocará Zeca Afonso e cantará Grândola Vila Morena, a canção que serviu de segunda senha, indicando o início das operações. No dealbar da madrugada de 25 de Abril, passaremos uma mensagem de Sérgio Godinho, e a sua canção, “Liberdade”.





No dia 25, José Fanha e Nicolau Santos partilharão connosco poemas escolhidos para celebrar o Dia da Liberdade. Ao longo da tarde, vamos poder acompanhar Mário Laginha ao piano, Katia Guerreiro e os seus guitarristas e Elisabete Matos, acompanhada ao piano, com programas criados, especialmente, para este dia. Elisabete Matos concluirá cantando o Hino Nacional.

O programa comemorativo do Município inclui, logo pela manhã do dia 25, o tradicional Hastear das Bandeiras, às 9H00, junto aos Paços do Concelho de Oeiras, a que se seguirá, às 10H00, a deposição de flores junto ao Monumento alusivo ao 25 de Abril, localizado junto ao edifício da Assembleia Municipal de Oeiras.

Este ano, os discursos dos líderes das bancadas que constituem a Assembleia Municipal de Oeiras serão disponibilizados on-line.

É desta forma, e cumprindo as regras de distanciamento exigidas neste período de emergência nacional, que em Oeiras se celebra esta data fundamental na vida coletiva dos portugueses.

Links:

https://www.facebook.com/MunicipiodeOeiras

https://www.instagram.com/municipiodeoeiras/?hl=pt

https://www.youtube.com/user/MUNICIPIODEOEIRAS

Escreva aqui o seu comentário...