OEIRAS DESINFETA ESQUADRAS DA PSP E ESCOLAS

0

As sete esquadras da PSP e as 11 escolas públicas do concelho de Oeiras estão a ser alvo de várias ações de desinfeção e higienização, realizadas pela Câmara de Oeiras como forma de combater e prevenir o Covid 19.

A Câmara de Oeiras para além de várias medidas já tomadas no âmbito do apoio à PSP – Polícia de Segurança Pública, está a realizar a limpeza e higienização das esquadras desta força de segurança no concelho, as quais funcionam em edifícios municipais, com o objectivo de prevenção do Covid 19.

Esta intervenção, está a ser realizada pela empresa Gem Lab, à qual foi adjudicado este serviço pelo montante de € 80.000,00, adianta um comunicado da edilidade oeirense, acrescentando      que, a par desta medida, o «município tem assegurado, durante este período, a entrega de refeições gratuitas aos agentes que se encontram em serviço».

O comunicado da autarquia relembra que os profissionais da PSP que trabalham no concelho têm acesso ao Centro de testes Covid 19, a funcionar na Fundição de Oeiras, destinado exclusivamente aos profissionais da «linha da frente do combate ao covid-19 (agentes da autoridade, elementos dos bombeiros e da proteção civil, trabalhadores operários municipais e funcionários municipais de serviço)».

De referir ainda que está disponível, para esta força de segurança, alojamento em unidades hoteleiras no concelho, para as situações em que algum agente esteja infetado e para as situações em que seja necessário ficar em quarentena, e os agentes não disponham de condições no seu domicílio.

Escolas higienizadas e desinfetadas

Por outro lado, para garantir que os cerca de 4 mil alunos e professores do ensino secundário regressem às escolas em segurança, o Município de Oeiras está a realizar ações de higienização, desinfeção e limpeza nas 11 escolas públicas do concelho, que se prevê retomem a atividade a partir de maio, ou seja nas Secundárias (onde vão ser retomadas as aulas presenciais dos 11.º e 12.º anos) e nas sedes dos Agrupamentos (porque acolhem sempre as famílias para apresentação dos pedidos de matrícula para o pré-escolar e para o 1.º ano de escolaridade).

Nesta intervenção, a decorrer até 6 de maio, são utilizadas novas técnicas de execução de tarefas de limpeza, sendo aplicados os materiais de limpeza que obedecem às orientações emanadas pela Direção-Geral de Saúde.





«É deste modo que a Câmara Municipal de Oeiras corresponde, antecipadamente, às preocupações que alunos, famílias e os próprios profissionais têm relativamente a um contexto que lhes era familiar e que importa manter seguro quando for retomada a atividade regular dos estabelecimentos», diz o presidente da autarquia, Isaltino Morais.

O regresso a um estabelecimento escolar que esteja devidamente higienizado aliviará as preocupações das famílias e dos profissionais que vão ter que conviver e se adaptar à adoção de regras de etiqueta respiratória, aquisição de produtos de higienização específicos e alteração de hábitos de convívio para garantir a salvaguarda e a proteção da saúde pública”, acrescenta o autarca.

Refira-se que esta ação é desenvolvida ao abrigo do contrato que o Município de Oeiras celebrou para a higienização e limpeza de instalações municipais, esquadras, instalações hoteleiras destinadas ao alojamento de profissionais de saúde e socorro nesta fase de combate à pandemia. Trata-se de um investimento total de cerca de 180.000 euros.

Foto: arquivo

Escreva aqui o seu comentário...