OEIRAS MAIS LIMPA COM CINCO NOVOS CARROS PARA AS FREGUESIAS

0

A Câmara de Oeiras entregou às Uniões de Freguesias e Juntas de Freguesia cinco viaturas de limpeza, equipadas com máquinas lavadoras.Aumentar a eficácia dos trabalhos de higiene e limpeza do espaço público no concelho de Oeiras é o principal objetivo do contrato celebrado hoje entre a Câmara Municipal de Oeiras e as cinco Uniões e Juntas de Freguesia do município (União de Freguesia de Algés, Dafundo e Linda-a-Velha, União de Freguesia de Oeiras, Paço de Arcos e Caxias, União de Freguesias de Carnaxide e Queijas, Junta de Freguesia de Porto Salvo e Junta de Freguesia de Barcarena).

Estas viaturas – segundo salientou o presidente da Câmara de Oeiras, Isaltino Morais – vão permitir dotar as equipas afetas às freguesias de meios para poderem desenvolver ações de limpeza dos espaços públicos do seu território, complementando desta forma o trabalho desenvolvido pela autarquia em termos de higiene urbana.

Isaltino Morais realçou o facto de estas viaturas, todas da marca Mercedes, estarem equipadas “em função das necessidades sentidas pelas freguesias”.

Após salientar que “Oeiras é um grande concelho em termos de pessoas, mas pequeno em termos territoriais”, o autarca sublinhou o “esforço que tem sido desenvolvido pela autarquia que preside em reforçar os laços de cooperação com as freguesias”, recordando que o Gabinete de Apoio às freguesias “serve para fomentar o estreitar de relações entre os diferentes órgãos do poder autárquico”.

Todavia, independentemente de considerar que a transferência de competências da Câmara de Oeiras para as Uniões e Juntas de Freguesia estão a correr bem, o presidente da autarquia oeirense não se coibiu de tecer críticas ao processo de transferência de competências do Estado para as autarquias, sublinhando que “o Estado só transferiu, de uma forma confusa, as competências que lhe são desagradáveis”.

Do ponto de vista de Isaltino Morais, o modo como todo este processo foi conduzido “não serve os cidadãos e triplicou a despesa das autarquias”.





Crítico da burocracia que impede é só cria entraves às medidas que as autarquias querem tomar para darem uma resposta eficaz aos problemas que afetam o dia-a-dia dos munícipes, Isaltino Morais anunciou que, dentro em breve, o transporte coletivo COMBUS que, neste momento, só serve a União de Freguesias de Algés, Dafundo e Linda-a-Velha vai ser alargado às restantes localidades do concelho.

“Servir as pessoas, fazê-las mais felizes, criando condições de maior conforto para as populações” é o grande objetivo da autarquia e, por isso, está cedência de viaturas, em regime de comodato no âmbito da delegação de competências, defendeu o autarca.

Conforme explicou, os veículos permitem o transporte misto de pessoas e mercadorias até 3500Kg, podendo transportar três pessoas e carga até 1200Kg, e estão equipadas com depósito de água, com a capacidade de 1.000 litros e máquinas lavadoras e de alta pressão.

O depósito de água e a máquina de pressão acoplada permitem a autonomia destas equipas em intervenções pontuais como a higienização de envolventes aos equipamentos de deposição de resíduos, lavagem de passeios, arruamentos, interfaces ou outras zonas de estadia que necessitem de intervenções complementares às planeadas pelas equipas do Município.

Deste modo, adianta, Oeiras vai ter «uma resposta ainda mais próxima e rápida para satisfazer os interesses das populações, nomeadamente no que à higiene e limpeza urbana diz respeito».

O Município de Oeiras continua, assim, a «reforçar a sua aposta na melhoria da limpeza urbana, privilegiando uma melhor organização e qualidade de serviço. As freguesias passam a desenvolver ações de limpeza dos espaços públicos do seu território, complementando o trabalho do Município», defendeu.

A cerimónia de entrega dos novos veículos realizou-se nos jardins do Parque Anjos, em Algés.

Escreva aqui o seu comentário...