Estão a decorrer em Paço de Arcos, até 2 de setembro, as celebrações em honra do Senhor Jesus dos Navegantes que, este ano, saiu à rua pela 144ª vez para abençoar o mar e os pescadores. Hoje, 3ª feira, atua a banda The Dowsers Society.
Paço de Arcos, em Oeiras, está em festa até ao próximo dia 1 de setembro, celebrando a 50.ª edição das comemorações em honra do Senhor Jesus dos Navegantes no Jardim Municipal de Paço de Arcos.

Com um programa muito diversificado, onde não faltam os eventos religiosos e culturais, demonstrações desportivas, workshops de danças, animações infantis e atuações musicais.

Como diz o presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais «a vila de Paço de Arcos veste-se a rigor com as cores de uma festa revestida de tradições, em que os programas profano e religioso resultam de uma simbiose única, num ano em que a Paróquia de Paço de Arcos celebra 50 anos».

Madalena Castro, presidente da União de Freguesias de Oeiras, São Julião da Barra, Paço de Arcos e Caxias, estas festas «são também de homenagem ao Patrão Joaquim Lopes, homem que tantas vidas resgatou ao mar com permanente bravura e dedicada abnegação.»

Proteçãdivina

O Prior da Paróquia de Paço de Arcos, padre José Luís Costa, recorda que «foi há 146 que a Festa do Senhor Jesus dos Navegantes se começou a realizar. Assim, este ano, perfez 144 vezes em que o Senhor Jesus dos Navegantes saí à rua e percorre as ruas de uma vila que lhe está dedicada e protege, nunca deixando de olhar o mar e aqueles que dele retiram o seu sustento, abençoando num gesto, simples, mas emotivo, todos os fregueses de Paço de Arcos.»

No dia 1 de setembro, último dia das festas, realiza-se mais uma regata Patrão Lopes, promovida pelo Clube Desportivo de Paço de Arcos.

Entretanto, no dia 25 de agosto, inserido nas celebrações das Festas de Paço de Arcos, realizou-se a homenagem ao Patrão Lopes, junto ao monumento no Jardim Municipal de Paço de Arcos, seguindo-se uma Romagem ao Túmulo de Patrão Lopes e à campa de D. Leonor Faria Gomes, no Cemitério de Oeiras.

Destaque ainda para o programa religioso com as tradicionais procissões, realizadas sexta-feira e no sábado à tarde, com a bênção do mar e dos barcos de pescadores, e o encerramento das festas com um espetáculo piromusical a decorrer na Praia Velha de Paço de Arcos.

Espetáculos

Relativamente aos espetáculos musicais, o programa do palco principal prevê para hoje, às 22h00 – Espetáculo Musical com a banda THE DOWSERS SOCIET;

28 de agosto, 21h00 – Espetáculo Musical com MADALENA MARQUES e sua banda, 22h15 – Espetáculo de dança com a Oeiras Dance Academy

29 de agosto, 19h00 – Aula aberta de Patinagem da Associação Desportiva de Oeiras, no espaço do ringue; 22h00 – Atuação musical de world music com o grupo SENZA, no palco principal;

30 de agosto, 22h00 – Espetáculo Musical com a banda TÉNIS BAR, no palco principal

31 de agosto,19H00 – Workshop de Ritmos Latinos, pela Oeiras Dance Academy, no espaço Coreto; 22h00 – Atuação Musical com a Banda de TRIBUTO A BRIAN ADAMS,

No dia 1 de setembro, dia de encerramento das festas, o programa é vasto:

09h00 às 21h00

7ª Edição do Torneio Solidário de Futsal organizado pela Cooperativa Nova Morada – Pavilhão Municipal Jesus Correia;

11h00 – 16h00

52ª Regata Joaquim Patrão Lopes – Clube Desportivo de Paço de Arcos Campo da regata de Paço de Arcos – Praia Velha de Paço de Arcos;

11h30

Missa de Ação de Graças pelas Festas 2019, na Igreja Paroquial da Sagrada Família;

15h00

Atividade infantil com a demonstração de condução segura pela Escola de Condução de Paço de Arcos;

18H00

Animação de rua com atividade Circense, pela “Human’Art”, no espaço da Feira;

22h00

Concerto de encerramento com a banda, IRMÃOS VERDADES;

00h00

Encerramento das Festas Espetáculo Piromusical – Fogo de Artificio, na Praia Velha de Paço de Arcos

 Programa completo

 

Quer comentar?

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.