PROJETO ‘AMARELO’ ARRANCOU ESTA SEGUNDA-FEIRA EM 10 ESCOLAS DE LISBOA

A partir desta segunda-feira, dia 31 de outubro, as crianças já podem ir de autocarro para a escola acompanhadas por um monitor, uma vez que o projeto-piloto ‘Amarelo’, foi lançado hoje, sendo que mesmo decorre de um acordo assinado entre a Câmara de Lisboa e a Carris, e numa fase inicial, abrange 11 escolas.

Esta iniciativa pretende incentivar o uso do transporte público nas deslocações para a escola, de forma a criar hábitos mais sustentáveis nas novas gerações e inverter a tendência de utilização do transporte individual. O projeto-piloto “Amarelo” conta ainda com o apoio das juntas de freguesia da cidade, e arrancou esta segunda na Escola Básica Paulino Montez, na freguesia dos Olivais, e vai estender-se a mais 10 escolas das freguesias de Benfica, Lumiar e Beato.

As escolas que integram esta primeira fase do projeto são a Escola Básica 2/3 de Telheiras; a Escola Básica e Secundária Luís António Verney; a EB Arquiteto Gonçalo Ribeiro Telles; o Jardim de Infância nº 1 de Benfica; a EB 1 Jorge Barradas; a Escola Secundária José Gomes Ferreira; o Jardim de Infância nº 2 e a EB1 Parque Silva Porto; a Escola Básica Professor José Salvado Sampaio; ea EB 2/3 Quinta de Marrocos; e a EB Pedro de Santarém.

Este novo projeto da CML, em parceria com a Carris, pretende dar a conhecer as linhas de autocarro que servem estas escolas nos horários de entrada e ainda garantir, ao mesmo tempo, um serviço de monitores a bordo, em carreiras selecionadas, que acompanham as crianças até ao portão da escola.

Consulte o percurso, as paragens e os horários do Amarelo (AQUI) e inscreva o seu educando, de forma gratuita. Este projeto visa melhorar a mobilidade da cidade, dar mais autonomia aos alunos, mais tempo para os pais e assegurar caminhos seguros para a escola.

A iniciativa identifica as linhas e horários dos autocarros da Carris que servem as escolas abrangidas, sendo que em algumas linhas existirá um serviço de acompanhamento por monitores dentro do autocarro e no percurso até à escola.

Por isso, o aluno deverá inscrever-se no serviço com a paragem e hora de entrada no autocarro que dispõe desse serviço e nos horários de entrada na escola e deverá estar na paragem à hora da passagem do transporte. A partir desse momento, o aluno será entregue ao monitor responsável que o irá levar à escola. O aluno terá de ter passe válido e deverá validá-lo sempre que utiliza o serviço.


Quer comentar a notícia que leu?