REFOOD DISTRIBUIU 25 MIL REFEIÇÕES EM CARNAXIDE E QUEIJAS

0

Em 2019, a Refood da União de Freguesias de Carnaxide e Queijas recolheu 16 toneladas de alimentos e distribuiu cerca de 25 mil refeições a famílias carenciadas e instituições de solidariedade social da União de Freguesias.

A atividade do movimento Refood assenta em três pilares: combate ao desperdício alimentar; combate à fome; e combate à exclusão social, num contexto de consciência colectiva emergente, segundo a qual «não podemos continuar a deitar boa comida para o lixo, enquanto pessoas precisam dela».

Luís Moura, um dos responsáveis da Refood da União de Freguesias de Carnaxide e Queijas, considera que «as pessoas são preciosas, a comida é preciosa, o ambiente é precioso» e, por isso, é necessário criar as condições que permitam aproveitar as milhares de refeições que, diariamente, são lançadas para o lixo em perfeitas condições, enquanto «existem milhares de pessoas que vivem em condições de insegurança e insuficiência alimentar».

Acreditando que é possível mudar esta realidade, Luís Moura defende que é necessário modificar a cultura não sustentável de sobre produção, que gera desperdício, numa cultura de valorização de pessoas e recursos, conduzida por valores humanos e ambientais sustentáveis.

Aliás, na perspetiva deste responsável da Refood, essa mudança de comportamentos já está a acontecer na União de Freguesias de Carnaxide e Queijas. Em 2019, foram «resgatadas perto de 16 toneladas de alimentos só em Carnaxide», que deram para distribuir cerca de 25 mil refeições a pessoas e instituições.

Todos os dias, a Refood distribui 118 refeições a famílias da União de Freguesias e ainda dá apoio lares, corporações de bombeiros e a instituições de solidariedade social.





(Noticia a ser desenvolvida em jornal Olhares de Carnaxide e Queijas )

Descarregue e leia no seu computador a edição impressa Jornal Olhares de Carnaxide e Queijas | Dezembro

[siteorigin_widget class=”Jetpack_Subscriptions_Widget”][/siteorigin_widget]