REVISTA RETRATA PATRIMÓNIO HISTÓRICO DE CARNAXIDE, QUEIJAS E LINDA-A-PASTORA

0

A União de Freguesias lançou uma revista sobre o património histórico local “Carnaxide e Queijas Unidas pela História”, que pretende traçar o retrato do património histórico das localidades da união de freguesias.

A revista, de distribuição gratuita, foi agora lançada pela União de Freguesias de Carnaxide e Queijas, com o apoio do Município de Oeiras e do programa cultural Oeiras 27. Com editoriais de Isaltino Morais, presidente da Câmara Municipal de Oeiras, e de Inigo Pereira, presidente da União de Freguesias de Carnaxide e Queijas, o documento destaca, através de texto e imagens, os locais e edifícios mais emblemáticos do território desta autarquia local.

Como é o caso, por exemplo, a Igreja de S. Romão e o Santuário da Rocha, em Carnaxide, os Moinhos de Vento ou a Igreja de São Miguel Arcanjo, em Queijas, ou a Igreja São João Batista e estátua Madre Maria Clara, em Linda-a-Pastora.

Tal como refere Inigo Pereira, no editorial, “o património edificado de Carnaxide, Queijas e Linda-a-Pastora é uma fonte inesgotável de contos e relatos, que podem ajudar a explicar-nos a nossas vivências atuais nestas localidades, e como estas evoluíram até hoje”.

“Do remoto século XIV, altura das primeiras referências a Carnaxide, até à mais recente expansão empresarial iniciada nos finais dos anos oitenta do século passado, certamente que haverá nesta revista novas estórias, novos retratos e novos encantos para nos perdermos e, por fim, nos encontrarmos no presente”, refere ainda o presidente da União de Freguesias de Carnaxide e Queijas.

Com 52 páginas, a revista “Carnaxide e Queijas Unidas pela História” vai agora ser distribuída gratuitamente. Para obter um exemplar, basta contactar a sede da união de freguesias, em Carnaxide, ou a delegação, em Queijas.





DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here