Santo António dos Cavaleiros celebrou 35 anos de existência

A freguesia de Santo António dos Cavaleiros completou, no passado domingo, dia 25 de agosto, o seu 35.º aniversário, com uma sessão solene comemorativa, que decorreu no jardim junto à Avenida João Branco Núncio.

No último domingo, 25 de agosto, a freguesia de Santo António dos Cavaleiros, no concelho de Loures, celebrou o seu 35º aniversário, com uma sessão solene comemorativa. Esta cerimónia contou com a presença de todos os eleitos na União de Freguesias de Santo António dos Cavaleiros e Frielas, dos representantes do movimento associativo, forças de segurança e forças vivas daquela freguesia, bem como da Câmara e Assembleia Municipal de Loures. O presidente da junta de freguesia, Jorge Silva, referiu, no seu discurso, que a sua freguesia vive “de uma diversidade multicultural ímpar”.

“É um verdadeiro exemplo de integração que a muitos deve orgulhar, sendo o epicentro dos mais diversos dialetos e costumes que tanto enriquecem a essência da nossa entidade coletiva, vertendo o princípio do respeito e da liberdade individual e fazendo das diferenças um fator maior de riqueza”. De acordo com o autarca, Santo António dos Cavaleiros é “uma ainda jovem freguesia. É uma breve referência temporal, mas que encerra já em si a história de muitas gerações, história feita de dedicação, empenho e muita resiliência de quem aqui vive, estuda e trabalha”.

Território inclusivo

Do mesmo modo, é também um território “de pessoas que souberam constituir o espírito de uma comunidade, inclusiva e participativa, assente na disponibilidade de servir, que está refletido nas suas instituições, nas forças vivas da freguesia que desenvolvem um trabalho notável, afirmando-se como um verdadeiro pilar e o motor da nossa rede social”. Nesta sessão solene, esteve também presente o chefe de gabinete do presidente da Câmara Municipal de Loures, André Antunes, que afirmou que a celebração desta data é sinónimo de “35 anos de crescimento e evolução, com mais serviços, nas mais diversas áreas, ao dispor da população”.

Segundo André Antunes, esta tornou-se na” freguesia mais jovem do concelho, tendo-se transformado numa referência de qualidade no município de Loures e isso deve também ser um motivo de orgulho”. “É uma freguesia que sabe inovar, onde há ambição de progresso. É esta ambição que a Câmara Municipal tem colocado todos os dias na sua ação e foi por isso que implementou o Plano de Investimento e Reformas de Loures (PIR), assente em pilares estratégicos, com destaque para a saúde e a educação de qualidade, a mobilidade ao alcance de todos, um melhor espaço público e mais e melhor habitação, que reconhecem a qualidade de vida como elemento transformador da vida das pessoas”, destacou ainda.

Câmara Municipal de Loures têm vindo a apostar na descentralização de competências

Na cerimónia, também marcou presença a presidente da Assembleia Municipal de Loures, Susana Amador, que realçou o orgulho que sentia pelo trabalho desenvolvido pela freguesia e pelo município. “A verdade é que o poder local democrático, uma das grandes conquistas e sucessos do 25 de Abril, tem mantido, em vários estudos e de forma consistente, uma avaliação positiva dos portugueses. Em Loures, o presidente Ricardo Leão tem apostado (e bem), desde a primeira hora, na descentralização e no reforço das verbas para todas as freguesias e esse esforço e investimento através das freguesias é já visível. Todos sabemos e constatamos diariamente o investimento sem precedentes nas pessoas e no território, o qual decorre da necessidade de desenvolvimento das 10 freguesias que albergam 214 mil habitantes, grande diversidade territorial, desafios na sustentabilidade demográfica e a necessidade de melhoria da qualidade de vida”, prosseguiu.

Na sua óptica, “o Plano de Investimento e Reformas de Loures (PIR) representa essa nova ambição para as pessoas e para o território, assente em princípios basilares que permitem criar, desenvolver e melhorar infraestruturas em eixos estratégicos como a saúde, a educação, o espaço público, as respostas sociais, a habitação e a mobilidade, numa visão estratégica integrada que promove o desenvolvimento económico, social e que coloca Loures no Centro. Somos contra o imobilismo e as forças de retrocesso ou populismo fácil, por isso estamos a trabalhar todos os dias pelas respostas que garantam aos lourenses uma vida melhor. O presidente Jorge Silva é o rosto desse inconformismo e força transformadora que como tal gera sempre progresso”.

Cerimónia integrada nas Festas de Santo António dos Cavaleiros

“Pelos nossos/ vossos direitos, pelas conquistas inegociáveis, e pelo nosso futuro partilhado, seguimos juntos porque o que faz andar a estrada? È o sonho. Enquanto a gente sonhar a estrada permanecerá viva”. Esta sessão solene integrou o programa das Festas de Santo António dos Cavaleiros, que decorreram de 23 a 25 de agosto, no jardim junto à Avenida João Branco Núncio. Foram três dias de muita animação, música e diversão, com destaque para os concertos dos artistas José Cid e Yasmine e do humorista Rouxinol Faduncho.


A programação também incluiu uma corrida e caminhada noturna, cujas verbas angariadas reverteram integralmente para a Associação “Todos Juntos pela Maria Mendes” e para a Cooperativa de Reabilitação, Educação e Animação para a Comunidade Integrada do Concelho de Loures (CREACIL). A freguesia de Santo António dos Cavaleiros foi criada em 1989, após desagregação da freguesia de Loures, tendo sido elevada a vila a 16 de agosto de 1991. Em 2013, foi englobada na União de Freguesias de Santo António dos Cavaleiros e Frielas.

 

Quer comentar a notícia que leu?