TAPADA DA AJUDA ABERTA AO PÚBLICO DESDE HOJE

0

A Tapada da Ajuda reabriu hoje, terça-feira, aos lisboetas com novos percursos pedonais e cicláveis e uma melhor ligação a Monsanto e à cidade, possibilitando que os passeios ao fim-de-semana dos alfacinhas ganhem um novo destino.

A Tapada da Ajuda, parque botânico com cerca de 100 hectares no interior da cidade de Lisboa, reabriu hoje ao público, com renovados percursos pedonais e cicláveis que agora ligam as quatro entradas da Tapada, bem como toda a Tapada ao Parque Florestal de Monsanto e à cidade.

«Além da recuperação de percursos degradados e sem segurança», a intervenção da Câmara Municipal de Lisboa contemplou ainda a instalação de nova sinalética e de mobiliário para melhor usufruto daquele espaço verde. No total, foram investidos pela autarquia 700 mil euros.

Segundo o vereador Sá Fernandes, a autarquia pretende, ainda, instalar «dois parques hortícolas com cerca de uma centena de talhões» que passarão a estar disponíveis publicamente.

A tapada tem uma reserva botânica «única com espécies características do clímax da zona, jardins, arboretos diversos, viveiros florestais, terrenos de cultura e diversas espécies domésticas e silvestres” – lê-se no website do Instituto Superior de Agronomia – e alberga um património histórico e arquitetónico que remonta ao tempo em que foi uma tapada real. Na parte norte, tem um miradouro de onde se avista a cidade.

A abertura da Tapada da Ajuda – que o município descreve como um «espaço cultural e paisagístico de excelência» – é resultado de uma parceria entre a Câmara Municipal de Lisboa e o Instituto Superior de Agronomia e insere-se na programação da Lisboa Capital Verde Europeia.




Quer comentar a notícia que leu?